Biblioteca da Câmara Legislativa recebe o nome de Paulo Bertran

A biblioteca será inaugurada oficialmente nesta segunda. Foto: RINALDO MORELLI.
O historiador e escritor Paulo Bertran, falecido em outubro de 2005, receberá, na próxima segunda-feira (24), duas homenagens na Câmara Legislativa. Às 18h, será descerrada a placa que oficializa o nome da biblioteca da Casa como Biblioteca Paulo Bertran, de acordo com a Resolução nº 251/2011, publicada no dia 03 deste mês. Em seguida será realizado, no salão do Plenário da Casa, o sarau Tributo a Paulo Bertran, com a presença do presidente da Câmara, deputado Patrício (PT), além de familiares, amigos, parlamentares, artistas e admiradores do homenageado. O evento, primeiro do gênero na Câmara, será realizado em parceria com a Câmara dos Deputados.

De acordo com o deputado Patrício (PT), a homenagem a Bertran deve ser vista como um reconhecimento à importância dele para a cultura do Distrito Federal e do Centro-Oeste e também como uma manifestação de gratidão da Câmara Legislativa que teve o privilégio de tê-lo como um de seus primeiros servidores.

Nascido em Anápolis (GO), em 21 de outubro de 1948, Paulo Bertran recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília por outorga da Câmara Legislativa. Foi fundador e primeiro editor do suplemento cultural DF Letras, publicado pela CLDF a partir de 1992. Escritor, com dezenas de artigos em jornais, revistas e publicações especializadas – foi criador, junto com Maria das Graças Fleury Curado, do memorial das Idades do Brasil, em Brasília.

Autor de diversos livros sobre a poesia e história de Goiás e do Distrito Federal, entre eles Formação Econômica de Goiás e História da Terra e do Homem no Planalto Central: Eco-história do Distrito Federal. Do indígena ao colonizador, Bertran participou diretamente dos trabalhos que levaram ao reconhecimento da cidade de Goiás (GO) como Patrimônio Cultural da Humanidade, além do tombamento do Conjunto Art Decó de Goiânia e do tombamento do Conjunto Arquitetônico de Cáceres, em Mato Grosso.

Foi professor universitário em Brasília e em Goiânia. Economista, formado pela UnB, com pós-graduações em História e Planejamento pela Universidade de Strasbourg, na França, atuou em diversos órgãos públicos e empresas privadas.

Acervo – A chefe da Biblioteca Paulo Bertran, Marisa Perrone, informa que estão disponíveis ao público interno e externo cerca de 20 mil volumes, entre livros, periódicos e outros documentos. Acrescenta que a Biblioteca está montando uma estante especial com todos os livros de Paulo Bertran, doados recentemente à Câmara pela família do escritor.

Ela destaca que, mesmo sem possuir um espaço amplo, a Biblioteca Paulo Bertran busca a satisfação dos usuários por meio de diversos serviços como pesquisa em legislação do Distrito Federal, pesquisa bibliográfica, empréstimo de documentos do próprio acervo, empréstimo entre bibliotecas, normalização de documentos, boletim de novas aquisições e um clube do livro, voltado para a literatura.

Perrone observa, ainda, que a biblioteca integra a rede RVBI, da qual fazem parte outras bibliotecas parlamentares como a do Senado Federal e a da Câmara dos Deputados. Colabora também com o Sistema de Normas Jurídicas, indexando as leis do DF e os principais atos da CLDF. O acervo da Biblioteca Paulo Bertran pode ser acessado no Portal da CLDF e site da Rede RVBI.
 
Fonte: Câmara Legislativa do DF

Postar um comentário

0 Comentários