Distritais destacam papel da CUT na construção da democracia no Brasil

Sindicalistas participaram da sessão sol. Foto: RINALDO MORELLI/CLDF.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) completou no último domingo (28) 28 anos. A história da organização e suas conquistas e desafios foram lembrados na manhã de hoje (30), durante sessão solene no plenário da Câmara Legislativa, com a participação de deputados distritais e federais, bem como de sindicalistas e representantes da CUT.

"A CUT é a mais bela organização de trabalhadores e trabalhadoras", disse a autora do requerimento da sessão solene, deputada Rejane Pitanga (PT), logo na abertura do evento. Ela, que se autointitula "filha da CUT", lembrou fatos do chamado "novo sindicalismo" e destacou a importância da Central na construção da democracia no Brasil: "Após anos de ditadura, a CUT surge como uma organização social que passa a lutar por cidadania em várias dimensões e, de seus quadros, saíram grandes lideranças, como o presidente Lula".

O líder da Bancada do PT/PRB na Câmara Legislativa, deputado Chico Vigilante (PT), integrou a primeira diretoria da CUT nacional e esteve à frente da CUT/DF na época de sua fundação, em 1984, após a primeira greve de vigilantes do DF. "Tenho orgulho de ter participado dessa história fantástica", afirmou o petista ao relembrar a criação da CUT, tida para ele como uma "ousadia", considerando o contexto da época.

Criada em São Paulo, em 28 de agosto de 1983, a CUT se estruturou em todo o País ao longo dos anos e hoje conta com mais de 7 milhões de associados, além de 22 milhões de trabalhadores na base, se afirmando como a 5º maior central de trabalhadores do mundo.

Fonte: CLDF

Postar um comentário

0 Comentários