É hora de escolher escola para os filhos

Matrícula nas instituições particulares para o próximo ano letivo vão até o dia 20
 
Pais se preparam para escolher a primeira escola. Foto: GERDAN WESLEY.
Novembro é quando as escolas abrem o período de matrícula escolar, que se encerra já no próximo dia 23. Muitos pais se preparam para escolher pela primeira vez a escola dos filhos, e para os marinheiros de primeira viagem, vai o alerta: É preciso ficar atentos, afinal de contas, essa é uma decisão que vai influenciar o futuro e o crescimento de suas crianças. Segundo especialistas, pesquisar várias instituições de ensino, as metodologias da escola, formação dos professores, infraestrutura e organização do local são as etapas inicias mais importantes – e indispensáveis – para assegurar que a melhor escolha seja feita na hora de matricular os filhos.

Segundo a professora de Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), Gleicimar Gonçalves Cunha, o ideal é, inicialmente, que os pais levem em conta a idade e série dos filhos, para avaliar com precisão qual será a melhor opção. “Na educação infantil precisamos prestar atenção nos objetivos que a série propõe, obter informações sobre a escola e a formação dos educadores. São os norteadores da qualidade da escolarização”, explicou Cunha. “Aspectos como a socialização, desenvolvimento psicomotor, interpessoal e linguístico devem ser observados porque vão definir a proposta que a escola tem”, ressaltou.

Entre as recomendações, os pais podem, de forma preliminar, verificar no site da instituição de ensino quais são os valores apresentados pela instituição, e a sua proposta divulgada como diferencial. A informação deve ser condizente com as impressões que a escola passa e o que de fato faz. Realizar visitas ao colégio durante o período de aulas também é importante, para se saber como é o dia a dia da escola, e a relação entre funcionários e alunos. Também verifique como a instituição se programou para receber seus alunos, se existe uma integração, previamente definida, para auxiliar na socialização dos que passam a integrar o corpo discente.

“É fundamental ficar atento aos valores que as escolas tentam passar aos alunos. Muitas acabam simplesmente querendo prepará-los para a próxima série ou o vestibular, enquanto aspectos como  solidariedade acabam sendo secundarizados. É valido que os pais busquem essa informação, para saberem o que mais corresponde com o que querem para seus filhos”, comentou Gleicimar Cunha.

Pais como a servidora pública Carla Peixoto, 27 anos, ainda estão procurando o melhor lugar para seus filhos. “O tempo está acabando para as inscrições. Espero que no final a gente escolha a escola que consideramos a  melhor para o nosso filho”, apontou. Enquanto isso, os mais atentos, como a professora Dione Magalhães, 34 anos, já se preparam desde cedo na busca pelo melhor local. Apesar de ter uma filha de apenas um ano, conta que a procura por uma creche, assim como a de uma escola, tem que ser detalhada e criteriosa. “Temos que ficar de olho, observar cada uma  e optarmos pela aquela que consideramos a melhor para eles.”

Para a psicologa, o que de fato acalma os pais é saber da seriedade da escola. “As vezes a instituição acaba vendendo a educação como um produto. Os pais tem que observar isso, para saber se os gestores tem compromisso real com a formação do cidadão. É importante identificar se as escolas tratam seus filhos apenas como clientes, em vez de sujeitos em formação”, concluiu.
 
Fonte: Jornal Alô

Postar um comentário

0 Comentários