Brasília é sede do 56º Campeonato Mundial

Primeira edição no Brasil, evento traz para a capital atletas de 40 países

Foto: RICARDO MARQUES.
Foi dada a largada para o Campeonato Mundial de Patinação Artística, principal evento do esporte. Os 1200 atletas das 40 delegações que chegaram à Brasília para a 56ª edição do evento lutam por uma boa colocação e pelo reconhecimento do esporte. O Brasil, que sedia as competições pela primeira vez, está bem cotado para o pódio. A equipe Brasileira é composta por 72 membros, entre patinadores e comissão técnica.

Para o presidente da Federação Brasiliense de Hóquei e Patinação (FBHP), Lúcio Resende, a competição tende a favorecer o crescimento do esporte no país, de forma que ele se torne algo massificado, do conhecimento de todos. Além da tentativa de deixar o esporte mais próximo dos brasileiros, Resende aposta que a competição vá “permitir que quem é já é atleta possa ter contato com os melhores do mundo”.

O evento não teve boa divulgação na cidade e muitas pessoas não sabem que ele está acontecendo tampouco que é gratuito. Resende acredita que o motivo da falta de visibilidade seja o momento conturbado que o Ministério dos Esportes passou nas últimas semanas. Segundo o presidente da FBHP, há mais de dois anos há diálogo sobre o evento entre governo e organizadores. No entanto, apesar da falta de apoio Federal, Resende afirma que “o campeonato só está acontecendo por conta do apoio do GDF”.

O competidor brasileiro Diego Dores, 30, diz que teve o sonho realizado pelo fato de o evento ser no país este ano e ele poder fazer parte disso. Dores, que é de Santos, patina desde os nove anos e  competiu mundialmente pela primeira vez, em 1995. “Aqui está com cara de mundial mesmo, a pista está boa  mesmo com as goteiras, que sempre aparecem nas competições”. Diego compete nas categorias In-Line e Mini-Grupo.

A delegação Portuguesa afirma que se sente um pouco em casa com as atividades no Brasil. Carolina Andrade,18, vive em Lisboa e já patina há 16 anos. Carolina, que achou o povo brasileiro bem acolhedor, espera que tudo corra bem e que fique contente com o resultado. Mario Lago, técnico da equipe de Portugal, também torce para que os atletas saiam satisfeitos. “O estádio é bem bonito e grande. Já a pista, tirando algumas dificuldades, é boa. Segundo o técnico, o problema na pista se dá porque ela não é regular, mas “está praticável”, acredita. “O importante é que todos estão nas mesmas condições”, conclui Lago.

Entre os brasileiros, o favorito é o gaúcho Marcel Stümer, terceiro no ranking mundial e tricampeão pan-americano, além dos 15 títulos nacionais na bagagem. Na disputa feminina, a expectativa cai sobre Talitha Haas , bronze no último Pan. Carlos Radtke e Gustavo Casado, campeão sul-americanos e mundial, respectivamente, completam o time.

Thatiana Resende tem 23 anos e representará Brasília no evento. Ela, que patina desde os sete anos, acredita que a competição ser na cidade será algo bom para ela, pois já está acostumada com o clima, além de ter família e amigos na torcida. Thatiana afirma que o esporte tem ganhado visibilidade em Brasília já há algum tempo mas critica ao dizer que “o apoio para o esporte em geral no Brasil é muito difícil de ser conquistado, e para a patinação, mais ainda”. Por ser a competição mais importante do meio, Thatiana acredita que servirá de exemplo para outras meninas da cidade, apesar das dificuldades. “O campeonato sempre acontece, mas a gente tem que se desdobrar em mil”, desabafa.

Pais corujas – Com os recém-completados 16 anos, a norte-americana Keila Rodriguez veio para a competição acompanhada pelos pais, Victor e Laura Rodriguez. Orgulhoso ao falar da filha, Victor conta que nunca pensou que a filha fosse para uma competição assim. A expectativa deles com as provas é que Keila possa construir uma longa experiência de vida. A menina, que pratica o esporte desde os quatro anos, diz que a presença dos pais é muito boa pois, entre outras coisas, se alimenta melhor. A família diz que gostou do Brasil, ri ao comentar dobre a moeda e lembra que estão em fase de aprendizado sobre a cultura.

Serviço
56º Mundial de Patinação Artística
Até 27 de Novembro a partir das 14h
Ginásio Nilson Nelson
ENTRADA GRATUITA
Fonte: Jornal Alô

Postar um comentário

0 Comentários