Samambaia 22 anos: a cidade elege sua bandeira

O concurso para criação e escolha da bandeira de Samambaia
iniciou em agosto de 2011, em uma reunião com professores
das escolas públicas e particulares. Divulgação.
Ocorreu nessa quinta feira, 20/10/2011, na Escola Classe 404, a apresentação da bandeira de Samambaia, escolhida por meio de concurso envolvendo a comunidade escolar. “Mas a necessidade de ter uma bandeira surgiu com a criação de Samambaia, em 25/10/1989, porque toda cidade, estado e país precisam ter seus símbolos pelos quais seu povo se identifica, reconhece os valores da sua terra e se orienta”, disse o administrador Risomar Carvalho.

Houve, noutros tempos, iniciativa para suprir essa necessidade cívica e cidadã. Contudo, nenhuma foi levada a efeito. Os processos não foram concluídos e Samambaia permaneceu por esse tempo sem bandeira. Agora, quando a cidade completa 22 anos de idade, finalmente temos em mãos a que foi escolhida, em concurso, para ser a bandeira de Samambaia/DF.

Além do administrador, o ato de apresentação da bandeira de Samambaia teve a presença também da diretora regional de ensino, do comandante do 11º BPM, do comandante do Corpo de Bombeiros, servidores, professores, alunos e a comunidade.

Processo seletivo
O concurso para criação e escolha da bandeira de Samambaia iniciou em agosto de 2011, em uma reunião com professores das escolas públicas e particulares. Pronto o regulamento do concurso, a Administração Regional de Samambaia convidou as escolas que orientaram a participação dos alunos, com entusiasmo e dedicação.

Encerrada a fase de elaboração criativa, no início desse mês de outubro haviam inscritos 119 trabalhos que foram entregues à comissão julgadora composta por: Marconi Scarinci, diretor executivo da Orquestra Sinfônica /DF; Eulália Lima, artista plástica e professora de artes da Secretaria de Educação/DF; Daniel Fama, fotógrafo e professor de artes da Regional de Ensino Samambaia; Paulo Lima, assessor da Subsecretaria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura/DF; Noval Pereira, poeta e assessor da Administração Regional de Samambaia.

Na primeira seleção foram retidos 10 dos 119 trabalhos inscritos, para uma análise mais profunda. Desses 10 trabalhos os jurados escolheram três finalistas que foram submetidos à apreciação popular por meio do site www.ascomsamambaia.com. Depois de 12 dias na internet, num total de 2327 votos, a primeira colocada (da Bárbara Borges do Prado, 11 anos, 7º ano do Colégio Maria Regina) ficou com 1727 votos (74%); a segunda (da Rebeca da Silva, 11 anos, 5ª série B da Escola Classe 407) ficou com 545 votos (23%); a terceira colocada (da Thalita Ísis de Matos Pires, 11 anos, 6º ano do Colégio CCI) ficou com 55 votos (2%).

“A nova bandeira vai desfilar, pela primeira vez, no dia 23/10/2011, das 08h às 12h, na 1ª Avenida Norte Par, durante o Desfile Cívico comemorativo ao 22º aniversário de Samambaia”, comemora a coordenadora do concurso, Rosilene França.
 
Fonte: Administração Regional de Samambaia

Postar um comentário

0 Comentários