Oficina sobre ciência desperta curiosidade de visitantes na Rodoviária do Plano

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue até domingo (23). Em Brasília, os 64 estandes dos expositores estão distribuídos em três pavilhões. Divulgação.
Saber um pouco sobre curiosidades científicas e informações sobre seres vivos e objetos que fazem parte no nosso dia a dia. Por que o leite derrama quando ferve? Quais são os maiores planetas do nosso sistema solar? De que é feita a lata de refrigerante? A rã é a mulher do sapo? Em que parte do corpo fica o paladar das borboletas? Com indagações como essas a pedagoga Kátia Oliveira, monitora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), surpreende os visitantes com as respostas mais inusitadas.

O jogo de perguntas e respostas sobre o universo científico acontece num dos estandes do ministério, instalados no pavilhão central da Tenda da Ciência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Para participar da atividade, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), os participantes lançam um cubo para a escolha de um tema específico nas áreas de: Biodiversidade, Ciências Básicas, Tecnologias, Astronomia e Espaço. Com o uso de slides, a monitora promove o jogo interativo e explicativo.

Os estudantes Isabelly Paz, 12 anos, e Rodrigo Queiroz, 11 anos, ficaram impressionados ao descobrir que as borboletas sentem o paladar pelas patas traseiras, através do toque, e que isso possibilita que elas determinem se a planta é “comestível” ou não. “Eu achava que era pelas antenas”, comentou Rodrigo.

A atividade é coordenada pela Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup) do MCTI, que já trabalha com a elaboração de material educativo, inclusive para crianças. Os primeiros participantes ganharam kits com CDs, revistas produzidas por instituições ligadas ao ministério e sacola ecológica.

A pedagoga Kátia Oliveira conta que, no início, a filas ficavam grandes por conta dos brindes mas, que depois, a estratégia para estimular o interesse pela ciência surtiu efeito. “No final da atividade, muitos acabam pedindo para ver mais questões ao se surpreenderem com as descobertas que acabam fazendo aqui”, comemora.

Programação
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue até domingo (23). Em Brasília, os 64 estandes dos expositores estão distribuídos em três pavilhões, num espaço de 9 mil m2. No total, 250 instituições participam das 661 atividades programadas. A Tenda da Ciência, na Esplanada dos Ministérios, está instalada perto da Rodoviária do Plano Piloto e funciona, no período das 8h30 às 18h30, inclusive sábado e domingo.
 
Fonte: Ministério da Ciência e Tecnológia

Postar um comentário

0 Comentários