Fórum debate enfrentamento ao crack e outras drogas

Foto
Encontro reuniu membros de diversas secretarias, do governo federal e da sociedade civil.
Foto: Pedro Ventura.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) realizou nesta quinta-feira (27/10) o Fórum de Segurança Pública para Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Durante todo o dia, membros de diversas secretarias, do governo federal e da sociedade civil debateram ações relacionadas ao tema, como a Operação Marco Zero, o Panorama de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e o Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack.

Pioneiro no Brasil, o Plano Distrital servirá de base para a formulação da Política Nacional de Combate às Drogas. O Plano tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os problemas causados pelo uso de entorpecentes, especialmente o crack, e conta com a participação de 15 secretarias do Governo do Distrito Federal (veja relação ao fim da matéria) e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, destacou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias para o sucesso do programa de combate ao crack. “Enquanto nós temos o papel de funcionar como o braço repressivo e, eventualmente, preventivo no combate às drogas, as demais secretarias têm, por exemplo, a função de dar tratamento ao usuário ou possibilitar que moradores em situação de rua possam se afastar das cenas de uso”, explicou.

Representante do governo federal, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Maria Miki, informou que sua secretaria (Senasp) está preparando, em conjunto com o Ministério da Saúde e outros ministérios, um plano de enfrentamento ao crack e a outras drogas. “A presidenta Dilma deve anunciá-lo em breve”, afirmou. Regina Miki ressaltou que programas como o adotado pelo GDF são exemplos para o governo federal. “Estamos buscando iniciativas como a que vem ocorrendo no DF para darmos base ao nosso plano”, elogiou.

A secretária ressaltou ainda que, nos últimos anos, o trabalho de combate ao tráfico nas fronteiras tem avançado e que a Polícia Federal tem atuado em parceria com polícias de outros países para evitar a distribuição de droga dentro do território brasileiro. “Temos conseguido, por meio de acordos internacionais, reduzir a entrada no Brasil de maconha e cocaína originárias dos países vizinhos”, informou.

Para o subsecretário de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Justiça, Direito Humano e Cidadania do DF, Mário Gil Guimarães, é muito importante que o governo realize um trabalho não só de repressão, mas de prevenção e recuperação. Ele destacou também o trabalho conjunto com as comunidades terapêuticas.

As conclusões do Fórum serão colocadas em um documento denominado Carta Israel Pinheiro, que terá as diretrizes a serem seguidas pelos órgãos envolvidos. “Faremos um compromisso entre todas as secretarias envolvidas, de forma a ver o que caberá a cada uma no combate ao tráfico e ao consumo de crack. Com todos fazendo sua parte, vamos transformar o DF em um lugar melhor e modelo para as políticas do governo federal”, declarou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Um dos instrumentos utilizados pela Secretaria de Segurança Pública no combate ao crack é a Operação Marco Zero, realizada na área central de Brasília, Ceilândia e Taguatinga. Sandro Avelar afirma que, em 40 dias de operação, foram presos 128 traficantes nessas regiões. “Nos pontos em que acentuamos o combate às drogas, os índices de furtos caíram entre 70% e 80%”, comemorou.

Estiveram presentes à cerimônia de abertura do Fórum o secretário da Juventude, Fernando Neto; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Roberto Rosback; o comandante em exercício do Corpo de Bombeiro Militar do DF, coronel Júlio César dos Santos; o secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Suamy Santana; e o subsecretário de Integração e Operações de Segurança Pública, Jooziel de Melo Freire, entre outras autoridades civis e militares.

O Fórum tem a parceria das secretarias de Segurança Pública; de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest); de Educação; de Esporte; de Justiça; de Direitos Humanos e Cidadania; e de Saúde.

As secretarias que participam do Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack são da Mulher; de Assuntos Estratégicos; da Criança; de Cultura; de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda; de Educação; de Esporte; de Governo; de Justiça; de Juventude; da Micro e Pequena Empresa; de Publicidade Institucional; de Saúde; de Segurança Pública e de Trabalho.

Fonte: Agência Brasília
Operação Marco Zero

Postar um comentário

0 Comentários