Políticas de trabalho em debate

Conferência discute desigualdades e exploração laboral

O Encontro também debaterá a instituição do Trabalho Decente, adequadamente remunerado e exercido livremente. Foto: DIVULGAÇÃO.
Mulheres, negros e jovens ainda representam mais da metade da população desempregada. É o que aponta Pesquisas realizadas pelo Dieese entre 2008 e 2011. A dificuldade, contudo, de estar empregada, no caso das mulheres, diminui para aquelas que têm curso superior. Embora sejam elas quem mais sofrem com os rendimentos menores, quando comparados aos salários pagos aos homens.

Já entre os negros e não-negros as dificuldades de encontrar um emprego se estendem bastante. A discriminação ganha destaque, aqui, mais uma vez. Quase 15% dos negros apontaram ter dificuldades de conseguir emprego por discriminação, ao contrário dos 11% dos não-negros.

Com a expectativa de mudar essa realidade, a Secretaria de Trabalho do DF levará a discussão, juntamente com a população, às autoridades. A desigualdade, como um todo, é um dos temas que serão abordados na Conferência Distrital de Trabalho Decente, que será realizada pela Secretaria de Trabalho do DF, hoje (28) e amanhã (29). O evento é preparatória para a Conferência Nacional de Trabalho Decente, prevista para maio de 2012, também em Brasília.

O encontro tem como objetivo discutir maneiras de solucionar as diferenças que ainda hoje ganham destaque na sociedade e criar pautas que vão orientar políticas públicas que possam prevenir e erradicar o trabalho infantil, escravo e o tráfico de pessoas, além de combater a informalidade e migração para o trabalho formal. Durante a conferência será discutida a instituição de Trabalho Decente, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, com promoção de condições de vida digna e inclusão social.

O secretário de Trabalho, Glauco Rojas, quer transformar Brasília em exemplo de trabalho decente. “Não temos o direito de não ter trabalho decente na capital. Vamos ser exemplo no mercado de trabalho com ações de integração e afirmação das políticas de trabalho e emprego”, afirmou Rojas.

A 1ª Conferência Distrital de Emprego e Trabalho Decente acontece hoje e amanhã, das 8h30 às 18h, na Asa Sul, no endereço: SGAS 915. Lotes 75/76. Edifício ParlaMundi (LBV).
 
Fonte: Jornal Alô

Postar um comentário

0 Comentários