Sociedade de urologia e SES/DF promovem ação na Rodoviária do Plano Piloto

O público masculino conta com o Ambulatório do Homem, um serviço onde pode fazer check up, passar por exames e consultas para prevenção e orientação de saúde. Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), numa parceria com a área de Atenção à Saúde do Homem da Secretaria de Saúde, promoverá um dia de atenção e cuidados ao público masculino, na próxima sexta-feira (10/06). O objetivo da iniciativa é avaliar homens de todas as idades, divulgando orientações e distribuindo kits com informações e contraceptivos na Rodoviária de Brasília, de 8 às 18h. A expectativa é que mais de mil homens passem pela tenda que será montada no local, onde médicos e enfermeiros estarão presentes.

O Ambulatório de Saúde do Homem (SES/DF) e o Programa de DST/Aids participarão da ação, que também destina-se a traçar um perfil do homem brasiliense em relação aos hábitos de saúde, local de residência, idade e atendimento que busca nas unidades da SES/DF além de outras informações que possam se reverter na elaboração de projetos em benefício desse público.

Segundo a médica Maria Aparecida Murr, responsável  pelo Ambulatório, até algum tempo o homem não tinha um local específico onde pudesse recorrer para a prevenção de sua saúde. Atualmente, além das equipes do programa Saúde da Família, o público masculino conta com o Ambulatório do Homem, um serviço onde pode fazer check up, passar por exames e consultas para prevenção e orientação de saúde.  “Antes o homem só nos procurava quando estava doente. Esse panorama está mudando e a nossa proposta é disseminar cada vez mais esse tipo de atendimento”, explicou a médica, adiantando que a SES atende à política nacional do Ministério da Saúde, instituída em 2009.

O Ambulatório do Homem funciona em Sobradinho II e atende uma média de 80 pacientes por semana com acolhimento, escuta dirigida, onde o profissional de saúde ouve o paciente e analisa as necessidades apresentadas e consultas. “A adesão é boa porque a equipe se preocupa em manter uma boa relação com o paciente”, explica a médica.

De acordo com informativo da SBU, os homens apresentam mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes e pressão alta do que as mulheres. Além disso, não praticam atividades físicas com regularidade, ainda de acordo com o mesmo estudo. Muitos desses problemas acontecem porque trata-se de um público que não procura os serviços de saúde e não seguem os tratamentos recomendados. Além disso, os homens estão mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho e utilizam drogas em maior quantidade, alerta a Sociedade Brasileira de Urologia em referência aos fatores de risco à saúde do homem.

Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

0 Comentários