Preparação para a Copa será coordenada pelo próprio gabinete do governador

Chefe de gabinete, Cláudio Monteiro
O chefe de gabinete do governador Agnelo Queiroz, Cláudio Monteiro, acompanhou hoje pela manhã a visita do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa ao Estádio Valmir Campelo de Bezerra, o Bezerrão, na cidade do Gama. A vinda da delegação a Brasília faz parte de uma série de visitas a estádios de doze capitais, que vão identificar potenciais campos oficiais de treinamento para a Copa do Mundo de 2014.

“Temos que acabar com a síndrome de que somos menores. O Distrito Federal está disputando em condições de igualdade com Rio de Janeiro e São Paulo pela abertura da Copa de 2014. A preparação da cidade para o evento é uma prioridade do governador Agnelo Queiroz e este processo está sendo conduzido especialmente pelo gabinete do governador. Ele, que já cuidou do esporte nacionalmente e agora cuida dos interesses do DF”, destacou Cláudio Monteiro.

Monteiro também acompanhou as visitas de ontem às 14h30 ao estádio Augustinho Lima e às 16h no estádio Antônio Otonio Filho (mais conhecido como Cave). Durante a vistoria técnica, seis técnicos da Fifa realizaram análises dos campos e estádios e verificaram o solo dos gramados, sistema de irrigação e drenagem. Além destes, o estádio Serejão também recebeu a comitiva. 

Regras da Fifa
A Fifa vai elaborar uma lista de recomendações ao GDF em relação aos estádios. Ainda não há uma data definida para a entrega das exigências, mas a previsão é de que seja em breve. Dos quatro estádios visitados, dois serão utilizados como campos de treino e um ficará como campo reserva. Um deles será eliminado das utilizações indiretas para a Copa.

Em nome do governador, Cláudio Monteiro assegurou que todas as recomendações serão cumpridas. “Cumpriremos a nossa obrigação”, afirmou. Ao receber a lista de recomendações da Fifa, o governo vai escolher os que tiverem menos exigências, para otimizar os recursos públicos.

Segundo regras do comitê organizador, a imprensa acompanhou todo o procedimento com imagens (foto e vídeo) a uma distância de 50 metros. Não foi permitido aproximar-se grupo, já que informações confidenciais são trocadas durante a vistoria. Os profissionais da Fifa também não concederam nenhuma declaração durante a visita, e se pronunciarão somente ao final das 12 cidades.

Candidata a Centro Internacional de Mídia
O governador Agnelo Queiroz esteve no Rio de Janeiro no fim do mês passado para apresentar ao Comitê Organizador da Copa do Mundo a proposta para que Brasília sedie o Centro Internacional de Mídia. Ele entregou pessoalmente um relatório técnico e uma carta em que assume o compromisso de atender às exigências para que 3.500 profissionais de imprensa do mundo inteiro tenham a capital do país como base da cobertura. A expectativa é de que, ao sediar o centro, a capital atraia investimentos de cerca de R$ 1 bilhão. “Temos todas as condições de garantir a estrutura do jeito que a Fifa pedir”, afirmou o governador.

A intenção é que o Centro de Mídia fique no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, o Expobrasília. Se a proposta for aceita, o local será reformado, ampliado e passará a oferecer, além da infraestrutura para acomodar a imprensa, estrutura tecnológica de transmissão de informações, com total conectividade e sem custos para a Fifa ou para os usuários.

Os argumentos da carta são detalhados no relatório de 54 páginas, que apresenta o perfil de Brasília e mostra vantagens que a cidade oferece para sediar o Centro. Entre elas estão a segurança pública e a instalação da torre de TV digital, que vai centralizar as transmissões em alta definição, além da estabilidade climática e a temperatura amena durante o período de realização dos jogos.

Outra vantagem apresentada no documento é a proximidade entre o Centro de Mídia e o Estádio Mané Garrincha, separados por apenas de dois quilômetros, aproximadamente. Num raio de três quilômetros haverá tudo o que os profissionais de imprensa irão precisar, o que garante o rápido deslocamento, seja de automóvel, seja a pé.

Brasília foi a única cidade candidata a ter sua proposta apresentada pessoalmente por seu governante. Os organizadores do Mundial parabenizaram o governador Agnelo Queiroz por sua capacidade de trabalho e mobilização na defesa da candidatura. “Quem ganha é o Brasil todo e não só a capital”, enfatizou Agnelo, que se reuniu com o vice-presidente do Comitê Organizador da Copa e com o gerente-geral de broadcasting.

Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

0 Comentários