A Luta Contra o Abuso Infantil: No Distrito Federal, 572 Menores Foram Violentados em 2023


Em meio a um aumento alarmante nos casos de abusos infantis, especialistas instam a família e os responsáveis a darem mais atenção aos relatos de crianças vítimas de tais violências. No Distrito Federal, ao longo de 2023, foram registrados casos de abuso que afetaram 572 menores.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) tem um protocolo específico de ação em casos de abuso de menores, especialmente quando o abuso é sexual. Os dados da secretaria mostram que, em 2022, 77,9% das 628 vítimas de estupro de vulnerável eram menores de 14 anos. A situação piorou em 2023, quando 80,5% das 711 vítimas de abuso eram menores de 14 anos. Tais crimes acontecem, na maioria das vezes, nas residências das vítimas e envolvem familiares.

Comprometidos a erradicar este crime, grupos de ativistas lançaram a campanha Maio Laranja, orientada a prevenir e combater o abuso infantil no Brasil. Os traumas infelizmente decorrentes desses eventos podem ter profundas consequências, que variam entre pequenos traumas a transtornos psicopatológicos graves.

Passos importantes na prevenção de abuso incluem criar um ambiente seguro onde a criança ou adolescente se sinta confortável para falar sobre suas experiências e medos. A campanha Maio Laranja aconselha os responsáveis a estarem bem informados sobre a realidade da violência sexual infantojuvenil, bem como a construir um vínculo de confiança com as crianças.

O atendimento às vítimas de violência sexual precisa envolver um conjunto de instituições e profissionais, com o objetivo de evitar a revitimização das vítimas. Nesse sentido a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e a Secretaria de Saúde (SES/DF) oferecem assistência qualificada para as vítimas.

Os Centros de Especialidade para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepavs) também estão disponíveis para prestar assistência biopsicossocial às vítimas.

Todos podemos contribuir para a luta contra o abuso de crianças e ajudar a garantir que nossos pequenos vivam em ambientes seguros e protegidos, onde eles possam florescer e crescer na confiança de que estão seguros. Lembre-se, se você vê algo, diga algo; nunca hesite em relatar suspeitas de abuso.

Dados: Estupros contra crianças e adolescentes
  • 2022: 490 casos
  • 2023: 572 casos
  • 2024 (jan/mar): 113 casos
Para denunciar casos de abuso ou exploração sexual infantil, entre em contato:
  • Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Disque 100;
  • Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - DCA, telefone 3207-4519/ 4520;
  • Núcleo de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente, telefone 3343-6067/ 9998;
  • Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), telefone 3343-9500; e
  • Conselhos Tutelares do DF, Disque 125.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do DF

Postar um comentário

0 Comentários