Projeto Rede Comunidade capacitará mais de mil organizações da sociedade civil

Para a vice-governadora Celina Leão, a iniciativa dará segurança jurídica aos projetos sociais da cidade | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou nesta quarta-feira (10) o projeto Rede Comunidade. Com o intuito de profissionalizar as organizações da sociedade civil, a iniciativa oferecerá capacitação a gestores em áreas como prestação de contas, projetos, gestão, marketing digital e captação de recursos públicos.

As inscrições serão abertas na segunda-feira (15) e poderão ser realizadas tanto pelo Portal da Comunidade quanto presencialmente na Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac).

Fortalecendo o Terceiro Setor

O projeto, segundo a vice-governadora Celina Leão, visa dar segurança jurídica aos projetos sociais da cidade, permitindo que essas entidades acessem recursos públicos de forma transparente e correta. A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, "ressalta que a iniciativa nasceu de uma demanda das próprias associações, visando capacitá-las e orientá-las para um melhor desempenho, aproximando o terceiro setor do governo".

Capacitação Abrangente

Ao longo de três anos, o programa formará mais de mil organizações, com 360 vagas disponíveis no primeiro ano. As atividades formativas, que incluem palestras e orientações práticas, serão realizadas de segunda a sexta-feira, com certificação para os participantes que cumprirem pelo menos 80% do curso. O projeto conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRCDF) e terá a participação ativa do Sebrae.

Depoimentos e Expectativas

Representantes de organizações sociais expressaram suas expectativas em relação ao projeto. Márcia Pereira, idealizadora do projeto social Faça uma Criança Feliz, vê na Rede Comunidade uma oportunidade de legalizar e expandir seu trabalho. Paula Almeida, da Instituição Igreja Batista Missionária do Brasil, acredita que a capacitação beneficiará o trabalho com assistência social. Julio Cezar de Oliveira, presidente da Associação dos Moradores da Ponte Alta Norte e Regiões (Ampar), busca conhecimento para desenvolver projetos que agreguem valor à comunidade.

Márcia Pereira idealizou o projeto social Faça uma Criança Feliz há mais de 30 anos.

Desde o início do ano, o governo tem realizado o cadastro das organizações da sociedade civil no Portal da Comunidade, visando identificar e fortalecer projetos sociais em diversas regiões administrativas do Distrito Federal.

Fonte: Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac)

Postar um comentário

0 Comentários