Inscrições para novos alunos de 19 a 23/01/2022.
Ainda não garantiu vaga? É hora de se inscrever
Começa hoje (19) e vai até domingo o prazo para quem ainda não estuda na rede pública entrar no ano letivo 2022
Estudantes que ainda não estão matriculados numa escola da rede pública de ensino tem de hoje, a partir das 14h, até domingo para fazerem a inscrição para o ano letivo de 2022. Todo o processo será feito exclusivamente pela internet, na página da Secretaria de Educação. Para tanto, basta acessar o link abaixo ↴
O novo prazo está sendo aberto pela Secretaria de Educação para preenchimento das chamadas vagas remanescentes. São aquelas que ainda estão disponíveis desde a pré-escola (a partir de quatro anos incompletos) até o ensino médio.
O número dessas vagas varia de escola para escola, pois são aquelas ainda não ocupadas depois que a Secretaria de Educação atendeu a todos os pedidos de transferência dos estudantes da rede e também as novas matrículas feitas entre novembro e janeiro.
Nesse período, 26.888 estudantes fizeram a inscrição, mas apenas 16.514 confirmaram a matrícula. “Normalmente isso acontece porque o aluno se inscreveu e não gostou da escola onde foi enturmado, gostaria de uma mais perto de casa ou do trabalho dos pais, por exemplo”, explica Cláudia Rachid, chefe da Unidade de Informação e Supervisão da Secretaria de Educação. “Aí, faz a inscrição mas não confirma a matrícula. Nesse caso, se quiser vir para a rede pública, vai ter que se inscrever novamente. Esse período de vagas remanescentes é exclusivo para quem não está matriculado da rede”, completa.
Neste ano, a Secretaria de Educação mudou sua diretriz de transferência e deu prioridade aos veteranos. Então, quem já estudava na rede pública teve preferência para mudar de escola – foram 16.273 pedidos para o ano letivo de 2022.
Quando os novatos se inscreveram, em novembro, forneceram o endereço onde moram e o endereço do trabalho dos pais ou responsáveis. A Secretaria de Educação procura direcioná-los para escolas próximas a esses endereços. Nem sempre é possível. Então eles vão sendo alocados onde há vagas disponíveis na etapa do ensino cursado.
Por este motivo, para as vagas remanescentes, que serão ocupadas agora, são ainda menores as chances de escolha do local onde se vai estudar. Mas é possível que o estudante, pai ou responsável consiga uma escola perto de casa ou do trabalho.
Resultado e matrícula
O resultado das inscrições das vagas remanescentes será divulgado no site da Secretaria de Educação no dia 31/1, a partir das 18h.
A partir desse resultado, o estudante, pai ou responsável precisarão ir à escola para a qual foi enturmado, levando os documentos necessários para confirmar a matrícula. Essa fase acontecerá entre 1º e 4 de fevereiro.
Educação de Jovens e Adultos
A matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve ser feita diretamente com as secretarias escolares que ofertam essa modalidade de ensino, a partir do dia 7/2.
Fonte: educação.df.gov.br
0 Comentários