132-VIVAVOZ: A central oferece orientações e informações gratuitas sobre drogas, lícitas e ilícitas, além de orientar na busca de locais para tratamento

A central oferece orientações e informações sobre drogas, lícitas e ilícitas, condução de usuários em crise, indicação de locais de tratamento, esclarecimento de dúvidas sobre consumo, prevenção, tratamento e serve, ainda, de fonte de pesquisas acadêmicas.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), está divulgando a nova campanha do 132-VIVAVOZ serviço de utilidade pública que presta esclarecimento, apoio e orientação sobre a prevenção do uso indevido de drogas àqueles que precisam de algum tipo de ajuda e não sabem o que fazer.  Atua de modo ativo e reativo, sempre mantendo o sigilo das informações e a identidade dos usuários do serviço. Pessoas identificadas como ‘casos graves’ podem optar por receber o acompanhamento da sua situação, por meio de ligações periódicas. Elas também podem optar por retornar a ligação ao serviço, para relatarem sua evolução, suas dificuldades, seus sucessos e possíveis recaídas. 

O atendimento é realizado por Consultores altamente capacitados e supervisionados por profissionais da área de saúde da Universidade Federal do rio Grande do Sul, parceira da Senad desde 2005.

O atendimento telefônico do 132-VIVAVOZ é gratuito e disponível a toda população brasileira, sendo que, para evitar constrangimentos, a pessoa não precisa se identificar. Não é um serviço de denúncias. 

O VivaVoz é um serviço de atendimento telefônico gratuito, exclusivo e especializado em fornecer informações sobre qualquer tipo de droga e seus efeitos no organismo, além de orientar na busca de locais para tratamento. Por meio do número 132, qualquer cidadão com dúvidas será atendido 24 horas, durante todos os dias da semana, inclusive feriados.

O serviço pode ajudar informando quais são as características de pessoas que estão em fase de uso ou de dependência de drogas; pode auxiliar no oferecimento de opções de estratégias de prevenção do uso de qualquer substância; além de indicar fontes e locais de atendimento, tratamento e outros locais onde a família, o usuário ou o dependente podem buscar ajuda.

Cidadãos interessados em denunciar a atuação do tráfico de drogas ou outros crimes devem ligar para a Polícia Militar (190) ou para o Disque Denúncia (181).

Postar um comentário

0 Comentários