Projeto visa impedir golpe da "Saída de Banco"

Proposta obriga bancos a instalar divisórias individuais entre caixas e clientes
 
Febraban questiona a eficácia da medida.
Foto: GERDAN WESLEY.
A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara Legislativa aprovou na terça (29), um Projeto de Lei (PL) que visa coibir os crimes popularmente conhecidos como “saída de banco”. A PL nº 244/2011, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT) obriga todos os bancos a instalar divisórias individuais entre os caixas e os clientes que aguardam atendimento, proporcionando privacidade as pessoas que estão utilizando os equipamentos.

O golpe da “saída de banco” é a mobilidade de assalto em que olheiros observam clientes que sacam dinheiro e, com o uso de celulares, orientam outros criminosos para abordar as vítimas na rua. “Essa Lei vai aumentar consideravelmente a segurança da população”, garante o deputado. A opinião do Diretor do Sindicato dos Bancários, Eduardo Araújo Souza é consonante a do parlamentar. “Apoiamos totalmente a proposta. Ela é mais eficaz que a lei que proíbe o uso de celulares dentro dos bancos, porque impossibilita que o assaltante selecione as vítimas”.

Já o servidor público, Bruno Machado, 33 anos, não acredita que o projeto seja capaz de surtir um efeito significativo. “O que faria a diferença na segurança seriam policiais nas portas de todas as agências. Os bandidos sempre criam novas formas de driblar esses dispositivos”, acredita o cliente.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também questiona a eficácia da medida. Para a entidade, a instalação de biombos tende a criar pontos cegos nos quais os clientes podem correr mais riscos. Chico Vigilante rebate. “Essa proposta foi pensada em conjunto com a Confederação Nacional dos Vigilantes. O que os bancos não querem é gastar os lucros astronômicos na segurança dos clientes”.
 
Fonte: Jornal Alô

Postar um comentário

0 Comentários