Capacitação profissional

Pronatec oferece mais de 3 mil vagas no Senac e no Senai para estudantes do ensino médio da rede pública do Distrito Federal.

Foto
Inscrições terminam no dia 4 de novembro. Foto: Mary Leal.
 

Estão abertas as inscrições para os cursos de verão 2011/2012 da Bolsa Formação Estudante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No Distrito Federal, são 3.145 vagas, oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) nas unidades do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Taguatinga, Gama, Plano Piloto, Ceilândia e Sobradinho.
  
Inicialmente, serão beneficiados os estudantes matriculados no ensino médio da rede pública. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de novembro na secretaria da escola em que o aluno estuda.
 
Dentre os cursos oferecidos estão administrador de redes, auxiliar de web design, operador de computador, programado, modelista, assistente de obras, padeiro e confeiteiro, ajustador mecânico, operador de caixa, recepcionista, balconista de farmácia e recepcionista de eventos, entre outros.
 
A lei que criou o Pronatec foi sancionada na última quarta-feira (26/10) pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de capacitar jovens e trabalhadores para o mercado de trabalho. Serão investidos R$ 24 bilhões na criação de oito milhões de vagas em cursos de formação técnica e profissional até 2014 em todo o Brasil. Uma segunda fase do programa contemplará os beneficiários do Bolsa Família, agricultores, povos indígenas e trabalhadores. Haverá também reserva de vagas para a formação de pessoas com deficiência.
 
Como se inscrever: 
- As inscrições começam nesta quinta-feira (27/10) e terminam no dia 4 de novembro nas secretarias das escolas onde os alunos estão matriculados;
- O horário para as inscrições é o mesmo de funcionamento das escolas;
- Cada aluno poderá inscrever-se em apenas um curso e deverá apresentar carteira de identidade, certidão de nascimento ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- O sorteio das vagas será no dia 10 de novembro em local ainda não definido;
- A lista dos classificados estará disponível nas Diretorias Regionais de Ensino e no site http://www.se.df.gov.br/, a partir do dia 14 de novembro. As aulas começarão no dia 21 de novembro.

Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

0 Comentários