Secretário recebe comitiva canadense e apresenta o Parque Tecnológico Capital Digital

Divulgação.
O Secretário de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos, recebeu na manhã desta quinta-feira (08/09), uma comitiva composta de autoridades e técnicos representando o Canadá Technology Triangle (CTT), região canadense compreendida pelas cidades de Kitchener, Waterloo e Cambridge.
 
Na oportunidade foram tratados assuntos relativos ao projeto que o CTT desenvolve, envolvendo a hospedagem de um ecossistema de alta tecnologia, que reúne empresas, universidades e investidores. Estavam presentes na reunião, pela comitiva do Canadá, o Prefeito da cidade de Kitchener, Carl Zher, o administrador do CTT, John G. Jung, o secretário de alianças globais da cidade de Waterloo, Drew Knight, além de Alex Lucena, proprietário da DESIRE2LEARN, empresa de aplicativos, serviços e suporte educacional para estruturas de aprendizado online, e Zoran Veslic, vice-presidente da CHRISTIE, que atua no segmento de tecnologia visual e projeção de imagens.
 
O prefeito de Kitchener destacou que o objetivo da reunião era estabelecer laços de cooperação com o Distrito Federal. “Queremos trocar informações sobre a nossa experiência real e amadurecida no CTT, com a instalação do Parque Capital Digital, visando o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico em prol do bem estar social dos cidadãos do DF e entorno”. Na ocasião foi feito também um convite para que representantes da SECT conheçam o trabalho realizado no Canadá.
 
No encontro, o secretário Gastão Ramos destacou a relevância dessa troca de informações. “Precisamos observar como eles tratam a propriedade intelectual, que é conduzida para incentivar a abertura de patentes de forma bem aberta. Esse é um exemplo que deve ser seguido”. Na reunião foi possível identificar as principais oportunidades e dimensionar o potencial de negócios do Parque Tecnológico Capital Digital. “É uma oportunidade única para Brasília ganhar maior visibilidade em um ambiente voltado à busca de novos negócios”, concluiu Ramos.
 
A região do CTT desenvolveu a infraestrutura necessária para apoiar iniciativas pioneiras de empresas locais em várias frentes, da tecnologia sem fio à de automóveis híbridos. Com mais de 50 centros locais de pesquisa e 550 empresas de tecnologia, a região de Waterloo é fabricante de produtos de renome mundial como o BlackBerry da Research In Motion e o Lexus RX 350 da Toyota. Para Alex Lucena, "apresentar o modelo do CTT é fundamental. O Brasil passou a ser parte da estratégia do programa de governo canadense, voltado ao desenvolvimento tecnológico. Essa possibilidade de intercâmbio é muito válida para os dois lados", enfatizou.
 
Fonte: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia

Postar um comentário

0 Comentários