Sábado é dia de campanha de vacinação

Secretaria de Saúde vai montar 311 postos de vacinação em todo o DF
Neste sábado (13/08), toda criança menor de cinco anos deve ser levada a um posto de vacinação para receber a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Já aqueles com idade entre um e seis anos e 11 meses receberão a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo.

A Secretaria de Saúde montará 311 postos de vacinação em centros de saúde, hospitais, escolas, shoppings e supermercados, em todas as cidades do Distrito Federal, das 8h às 17h. Serão distribuídas 300 mil doses de vacina Sabin para assegurar a imunização de 191.978 crianças, o equivalente a 98 por cento da população alvo. Na primeira etapa da campanha, em junho, foram vacinadas 197.786 crianças, correspondendo a 97,87 % da população alvo.

A vacina contra paralisia infantil só não é recomendada para crianças com infecções agudas com febre acima de 38 graus ou com histórico de alergia grave a algum componente da vacina.

As campanhas nacionais de combate à poliomielite tem o objetivo de estabelecer proteção coletiva com a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente e manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da poliomielite. No ano passado foram confirmados 1292 casos de poliomielite no mundo.

Sarampo - A campanha de seguimento contra o sarampo começa neste sábado (13/08) e continua até 17 de setembro. No dia 27 de agosto, a campanha estará em postos de Taguatinga, Santa Maria, Sobradinho, Recanto das Emas, Paranoá, Asa Sul, Brazlândia e Samambaia. Já no dia 17 de setembro, haverá imunização contra sarampo em São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Asa Norte, Gama, Guará e Planaltina.

O objetivo é vacinar 225.118 crianças, o equivalente a 95 por cento da população alvo. O último caso de sarampo no Distrito Federal foi registrado em 1999. Em 2011 há registro de um caso importado de sarampo – um homem de 34 anos, não vacinado, residente em Brasília que realizou viagem à Europa. No ano passado foram três surtos de sarampo no Brasil: no Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba. Neste ano, além do DF, já são 11 casos importados em São Paulo, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso do Sul.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano.

A doença caracteriza-se por febre alta, acima de 38 graus, erupções na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na boca. O período de infecção é de aproximadamente sete dias. 

A lista  completa dos postos de vacinação contra poliomielite pode ser acessada no site da Secretaria da Saúde (http://www.saude.df.gov.br).

Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

0 Comentários