Juizado Especial de Trânsito ganha reforço


Foto: RICARDO MARQUES
Hoje (30) foi inaugurado o terceiro posto de atendimento do Juizado Especial de Trânsito. Para a expansão do serviço, foram adquiridas três novas viaturas, totalizando 10 carros. A nova unidade está localizada no Fórum José Júlio Leal Fagundes, no Setor de Múltiplas Atividades Sul, ao lado da estação Shopping do Metrô-DF. O juizado busca intermediar os casos de acidente de carro no momento seguinte ao fato, geralmente no próprio local do acidente, evitando que o processo siga para a justiça comum.

A nova unidade reforça o trabalho do juizado, que já opera por meio de postos no Fórum da Ceilândia e no Fórum Mirabete, no Setor de Rádio e TV Sul. A unidade contará com 6 conciliadores e outros 7 servidores. O local escolhido possui acesso ágil à EPIA e à EPTG, que permitirá organizar melhor o deslocamento das viaturas.

Os serviço não funciona para acidentes com lesão corporal ou dano ao patrimônio público. Nos demais, se obtida a conciliação voluntária, o acordo é assinado e as partes já saem com audiência marcada. Quando esse não é possível, o pedido é reduzido a termo e encaminhado para julgamento.

Segundo Rogério Borges Machado, supervisor do juizado especial de trânsito do DF, o serviço é bastante elogiado e tem grande aceitação. “Permite uma justiça rápida, efetiva e gratuita. As partes são atendidas rapidamente, no calor da discussão, podem acertar a melhor forma de resolver. Nós vamos até o local do acidente, colhemos provas, ouvimos as partes e em 90% dos casos saem acordos” explicou.

Trabalho na rua
Na tarde de ontem, o Jornal  acompanhou uma das viaturas que se dirigia à entrada da W3 Sul para atender uma ocorrência. Os conciliadores chegaram ao local 20 minutos depois do acidente. A área foi isolada e o policial militar registrou a ocorrência. Enquanto isso, os envolvidos foram para a viatura e realizaram a audiência de conciliação. Ambos os carros tinham seguro e o acordo foi assinado.

Serviço
Juizado Especial de Trânsito pode ser contatado pelo número 0800-6442020. As regiões atendidas são Plano Piloto, Cruzeiro, Octogonal, Setor de Indústria, Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo, Águas Claras e Taguatinga.

Fonte: Alô Brasília

Postar um comentário

0 Comentários