Em almoço com senadores do PT, presidenta apresenta firme defesa ao meio ambiente

No Palácio da Alvorada, presidenta Dilma se reúne com ministros e senadores do PT. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff iniciou hoje (26/5) o diálogo com senadores acerca do projeto do novo Código Florestal, que segue para votação no Senado Federal, após ter sido aprovado na Câmara dos Deputados na última terça-feira (23/5). Em almoço no Palácio da Alvorada com 15 senadores do Partido dos Trabalhadores (PT), a presidenta externou a preocupação com a aprovação da emenda que concede anistia a desmatadores. A presidenta deverá se reunir ainda com senadores de outros partidos que integram a base aliada para defender a importância de alteração do texto.

Mais cedo, após participar de cerimônia de doação de bicicletas e capacetes escolares e autorização para construção de creches e quadras esportivas do PAC 2, no Palácio do Planalto, a presidenta informou que continuará “firme, defendendo a mudança dessa emenda no Senado”. Ela afirmou que tentará construir uma solução que não leve à mesma “situação de impasse” que ocorreu na Câmara.

Após o almoço, o senador Humberto Costa (PT-PE) conversou com os jornalistas, e disse que a presidenta Dilma manifestou preocupação com o texto aprovado pela Câmara, que poderia, inclusive, impactar em sanções internacionais por questões ambientais. O receio da presidenta, segundo o senador, é que países deixem de comprar os produtos agrícolas brasileiros por entenderem que o país não pratica uma política rígida de proteção ao meio ambiente.

“A presidente lembrou que o Brasil pode sofrer com sanções por questões ambientais, e pediu que, no Senado, busquemos o consenso. Essa discussão vai além das lideranças dos partidos e da divisão entre governo e oposição (…) Nós sabemos que esse tema permeia o PT, o PSDB, todos os partidos que estão no Congresso Nacional. O que nós vamos procurar é, com uma posição de governo, aglutinar inclusive partidos de oposição na defesa daquilo que é melhor para o Brasil, para o meio ambiente e para a produção agrícola”, afirmou o líder do PT no Senado.

Ao ser questionado se, durante o encontro, foi debatida a situação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, Humberto Costa informou que esse não foi o tema central da reunião com a presidenta, mas que o ministro Palocci – que estava no encontro – antecipou a explicação que apresentará à Procuradoria-Geral da República nos próximos dias.

“Por mais de 15 minutos, por iniciativa dele, explicou todas as coisas que eu não vou antecipar aqui, porque ele fará por intermédio da resposta que ele está dando à Procuradoria-Geral da República. E a mim, como aos demais senadores que lá estiveram, as informações, as explicações, me pareceram bastante convincentes.”

Estiveram no almoço, além da presidenta e dos ministros Antonio Palocci (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Luiz Sérgio (Relações Institucionais), os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Delcídio do Amaral (PT-MS), Humberto Costa, Ana Rita (PT-ES), Angela Portela (PT-RR), Marta Suplicy (PT-SP), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Paulo Paim (PT-RS), Lindberg Farias (PT-RJ), Jorge Viana (PT-AC), Wellington Dias (PT-PI), Walter Pinheiro (PT-BA), José Pimentel (PT-CE), João Pedro (PT-AM) e Aníbal Diniz (PT-AC).

Fonte: Blog do Planalto

Postar um comentário

0 Comentários