Cuidado com o glaucoma: doença traz à tona a importância de detectar o mal

OMS alerta: portadores do glaucoma podem passar de 65 milhões para 80 milhões até 2020. ROBERVAL EDUÃO

Apontada como a segunda causa de cegueira no Brasil, o glaucoma pode ser controlado desde o início. Para prevenir a população, ontem (25), oftalmologistas promoveram um rastreamento da doença em diversos pontos da cidade por ocasião da semana em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) o número de portadores de glaucoma no planeta pode subir de 65 milhões para 80 milhões até 2020. Já no Brasil, a estimativa constata que pelo menos 900 mil pessoas sejam portadores da alteração, sendo que mais da metade não sabe ou ignora a doença, pois na maioria das vezes a pessoa começa a perder o campo visual periférico sem perceber. Ainda segundo informações da OMS, o glaucoma é responsável por cerca de 13% da cegueira derivada de enfermidade de todo o mundo.

Na ação “Saúde em Foco”, realizada ontem em um shopping da cidade, quando a doença é detectada, o paciente é orientado a procurar uma clínica. Após o diagnóstico na fase inicial, o glaucoma pode ser tratado apenas com medicamentos como colírios e comprimidos, que possuem a função de baixar a pressão intra-ocular. Em outros casos, recomenda-se a aplicação de laser ou até mesmo a realização de uma cirurgia.

Fonte: Alô Brasília

Postar um comentário

0 Comentários