Encontro debateu políticas para o setor. DF apresentou propostas para estruturar corredores viários, integração com o Entorno e renovação da frota
![]() |
Foto: PEDRO VENTURA |
Terminou nesta sexta-feira (25), em Brasília, a 74ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. No encontro, foram debatidos temas relacionados às políticas públicas de transporte, além da eleição do novo presidente da entidade, o secretário de Transportes de Fortaleza, Ademar Gondim.
“O maior problema do transporte no Brasil é a falta de investimento, porque os governos priorizaram outras áreas”, avaliou Gondim. “O papel do Fórum de Secretários é manter a harmonia entre as diversas cidades e levar os pleitos das cidades até as instâncias superiores do governo. Também deve preparar pessoas para exercer atividades relacionadas ao setor, tanto nos órgãos públicos quanto na iniciativa privada, para formatar um suporte de mobilidade urbana para toda a população brasileira”, detalhou.
O secretário de Transportes do DF, José Walter Vasquez Filho, explicou que a política definida pelo GDF para o setor tem três pontos fundamentais: a estruturação dos corredores viários, a articulação com o governo de Goiás e a renovação da frota. “A estruturação dos corredores viários será feita a partir de três grandes corredores: norte, sul e oeste, para podermos ter linhas circulares alimentadoras, o que facilita demais o processo. Hoje temos mil linhas e poderíamos, a partir daí, racionalizar esse número e reduzir o tempo de transporte”, explicou Vasquez.
O secretário do DF acrescentou ainda que “a articulação com o estado de Goiás tem o objetivo de incorporar as linhas de ônibus do Entorno. Já a licitação de novos ônibus, será necessária para renovar a frota”.
O próximo encontro está marcado para os dias 9 e 10 de junho, em Porto Alegre. Na ocasião, Gondim deverá apresentar uma proposta para a incorporação de dois novos integrantes ao Fórum: o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob), do Ministério das Cidades. As duas entidades já participavam como ouvintes do Fórum de Secretários, que votou nesta sexta pela entrada definitiva, que irá conceder poder de voto para os dois novos representantes.
Fonte: Agência Brasília



0 Comentários