Entorno do DF preocupa autoridades

Luziânia e Águas Lindas são as cidades com maior número de crimes
 
CIOPS de Águas Lindas é o que recebe mais ocorrências
Balanço anunciado pela Secretaria de Segurança Pública goiana aponta que o Entorno do Distrito Federal é considerado um dos territórios mais perigosos do estado. De acordo com o levantamento, 13,5% de todas as ocorrências goianas registradas pela PM são na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride). Além disso, 28% dos crimes atendidos pela Polícia Civil, em 2010, ocorreram nas 19 cidades que compõem a região. Dos 15 municípios onde mais ocorrem estupros, oito se localizam no Entorno. Dos seis onde há mais latrocínios, cinco estão na região.

Luziânia, Valparaíso, Novo Gama e Cidade Ocidental representaram 85% dos atendimentos da PM no Entorno em 2010. Luziânia e Águas Lindas são as que mais preocupam. Os crimes normalmente registrados pela PM nessas regiões são agressão, roubo a transeunte (pessoas que estão passando por algum local), furto em residência e ameaça. Somente em Águas Lindas 15 pessoas foram abusadas sexualmente em 2010, já os números relacionados a homicídios dolosos – quando há intenção de matar – são mais altos. Dos 20 Municípios do Estado de Goiás, 11 estão localizados no Entorno do DF. Somente em Luziânia 124 pessoas foram assassinadas em 2010.

Águas Lindas é o segundo município onde mais ocorrem latrocínios, o terceiro em estupros e o quarto em roubo a estabelecimentos comerciais. Luziânia também não fica atrás: é a segunda região onde mais ocorrem roubos em residência, o terceiro em homicídios dolosos e roubo a transeuntes e o quarto em tentativa de homicídios no Estado de Goiás. Segundo informações, a ideia é disponibilizar um grupo de trabalho multidisciplinar formado pelas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, para auxiliar os comandos locais e criar uma ponte com o Governo Federal para implementar ações de combate e prevenção da violência nas cidades.

Com o objetivo de aumentar a segurança na região, foi inaugurado na quarta-feira, na cidade de Luziânia (GO), o Gabinete de Gestão de Segurança Pública do Entorno do DF. O local vai funcionar vinculado à Secretaria de Segurança Pública de Goiais (SSP-GO), sendo chefiado pelo coronel Edson Costa de Araújo. De acordo com informações do Portal Notícias de Goiás, os recursos disponibilizados para seu funcionamento virão da própria SSP e já estão previstos no orçamento anual do Estado. Os trabalhos serão iniciados com aumento da frota de viaturas, helicóptero e efetivo policial para reforçar o trabalho já realizado na região pela segurança pública.
Fonte: Alô Brasília

Postar um comentário

0 Comentários