MJ prorroga debate Público sobre Classificação Indicativa

O Ministério da Justiça prorrogará por mais 40 dias as discussões online iniciadas no dia 18 de novembro último, sobre a classificação indicativa de filmes, jogos, programas de TV, mostras e festivais de cinema. O debate virtual, que se encerraria nesse sábado (18), deverá se estender até o dia 28 de janeiro de 2011. Para participar, basta entrar no site http://culturadigital.br/classind. O MJ deve divulgar um balanço parcial do debate até o fim do ano, de onde já se pode esboçar um retrato das principais discussões até agora e orientar ações de aprofundamento do debate nessa nova fase.

Até agora, foram contabilizadas 160 participações em todos os meios disponíveis (blog, e-mail e redes sociais). O principal perfil de participantes foi de desenvolvedores de jogos, mas foram registradas contribuições de produtoras de cinema, pais e adolescentes interessados em opinar sobre os procedimentos da política de classificação indicativa atualmente utilizados pelo Ministério da Justiça.

Fato interessante é que, até o momento, não houve qualquer contribuição à consulta originada das emissoras de televisão aberta ou fechada, nem de distribuidores de cinema. O que ajudou a esquentar a discussão nesses últimos dias foi o posicionamento abertamente contrário à Classificação Indicativa apresentado pela Associação dos Roteiristas, que não quer nem mesmo participar do debate.

“A associação adotou uma postura antidemocrática e está muito desinformada. Se tinha interesse em mudar a classificação, está perdendo a melhor oportunidade que apareceu”, pondera o Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay.

A polêmica sobre a alegada proibição do Ministério da Justiça quanto à exibição de beijo gay, levantada pelo autor de novelas Walcyr Carrasco, no último dia 4, acalorou o debate público. O MJ reafirmou não existir critério discriminatório na classificação indicativa: “Um beijo gay e um beijo heterossexual são exatamente a mesma coisa do ponto de vista da classificação indicativa", declarou Pedro Abramovay.

Principais ideias levantadas
  • Jogos eletrônicos muito simples devem ter autoclassificação;
  • A vinculação horária pode estar muito rigorosa;
  • Revisar as tendências de cada faixa etária. O principal argumento para isto é o de alertar os jovens para atitudes não recomendáveis.
Principais problemas comentados
  • Dificuldades para enquadrar e classificar jogos para celular;
  • Dificuldades no cumprimento dos prazos previstos na portaria de mostras e festivais;
  • Diferenciação dos procedimentos de classificação no cinema e na televisão.
Questões importantes ainda não suficientemente comentadas
  • debate sobre a classificação de programas noticiosos, de propaganda, de TV por assinatura, de detalhes sobre faixas horárias, de reclassificações de obras após alterações da emissora ou exibidor;
  • debate sobre RPG, classificação de trailers e classificação de programas ao vivo.
Fonte: Oto de Quadros/ MPDFT

Postar um comentário

0 Comentários