MEC suspende autonomia de dois centros universitários do DF


Foto: Rudney Victor
O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a autonomia de 15 instituições de Ensino Superior no Brasil esta semana. Duas delas, os centros universitários Unieuro e Uniplan, situam-se no Distrito Federal. O motivo da suspensão, publicada ontem no Diário Oficial, é o desempenho dos centros universitários no Índice de Qualidade das Instituições Superiores (ICG), calculado em cima dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que tiveram nota inferior a três em mais de um requisito.

A suspensão tira a autonomia dos centros universitários em ampliar o número de vagas ou criar novos cursos sem autorização do MEC, mas as mesmas podem continuar funcionando normalmente e até realizar vestibular para esse ano letivo.

As instituições são avaliadas tanto pelo nível de conhecimento dos alunos como também na questão de infraestrutura e de gabarito do corpo docente, além de outros critérios. A nota geral varia de um a cinco, e o MEC considera insatisfatório os centros universitários e universidades que ficam com uma média inferior a três no resultado final.

No Distrito Federal, os únicos centros considerados insatisfatórios pelo MEC foram a Uniplan e a Unieuro, que tiveram uma média igual a dois no ICG. A instituição que obteve o melhor desempenho do DF foi a Universidade de Brasília (UnB), com nota quatro, seguida pelos centros universitários Uniceub e Universidade Católica de Brasília, ambos com média igual a três.

O MEC deve agora fazer uma avaliação rigorosa nas instituições que tiveram a autonomia suspensa, e caso as mesmas venham a obter novamente resultados ruins no ICG de 2010, que deve ser calculado no final deste ano, podem perder definitivamente a autonomia e até mesmo serem descredenciadas. As que perderam a autonomia em 2008 devem ser inspecionadas novamente já esse semestre.

Fonte: Jornal de Brasília

Postar um comentário

0 Comentários