: 🚨 Bomba! Pastor mirim Miguel Oliveira é proibido de pregar em igrejas e redes sociais

Pastor Mirim, Miguel Oliveira, é proibido de fazer pregações em igrejas e uso das redes sociais (Reprodução: Redes Sociais).

Conselho Tutelar intervém após polêmicas envolvendo o adolescente de 15 anos; agenda cancelada e redes sociais suspensas

Carapicuíba (SP) – O pastor mirim Miguel Oliveira, de apenas 15 anos, foi oficialmente proibido de realizar pregações em igrejas e nas redes sociais. A decisão veio após uma reunião entre o Conselho Tutelar, os pais do jovem e a liderança da Assembleia de Deus Avivamento Profético, denominação à qual ele pertence.

Conhecido nacionalmente por suas falas polêmicas durante cultos transmitidos para mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, Miguel teve sua agenda ministerial suspensa por tempo indeterminado. Além disso, ele deverá retomar as aulas presenciais, deixando o ensino à distância que vinha cursando para cumprir integralmente suas obrigações escolares.

Segundo informações do portal Assembleianos de Valor, o afastamento do jovem das redes sociais e dos púlpitos foi motivado por uma série de controvérsias. Em uma das mais recentes, o garoto aparece em vídeo rasgando exames médicos de uma mulher que chorava no altar, gritando: Eu rasgo o câncer, eu filtro o seu sangue e eu curo a leucemia. A cena gerou indignação e críticas nas redes, com internautas alertando sobre o risco de abandono de tratamentos médicos.

Ministério Público acompanha o caso

Preocupados com ameaças e a crescente pressão pública, os pais do adolescente — identificados como Érica e Marcelo — acionaram o Ministério Público de São Paulo (MPSP), que, por meio da Promotoria da Infância e Juventude, passou a acompanhar o caso com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O objetivo é garantir os direitos fundamentais do menor e averiguar possíveis práticas de exploração religiosa ou exposição indevida.

A assessoria da família classificou as ameaças recebidas como “absurdas” e afirmou que, por orientação jurídica, os pais não irão mais expor o filho nem conceder entrevistas.

Quem é Miguel Oliveira?

Natural de Carapicuíba, interior de São Paulo, Miguel Oliveira ganhou fama por se apresentar como “missionário mirim”. Ele afirma ter nascido surdo e mudo, sem cordas vocais nem tímpanos, e diz ter sido curado por um milagre aos três anos de idade. Desde então, passou a pregar em cultos e eventos evangélicos por todo o país.

Além de supostas curas milagrosas, o adolescente também foi acusado de praticar "comércio da fé", ao pedir doações durante cultos com promessas de milagres em troca de quantias específicas de dinheiro. “Quero agora quatro pessoas aqui no altar para doar R$ 1 mil. A velocidade com que você vem é a velocidade com que o milagre será realizado”, declarou em um de seus vídeos.

O que diz a lei

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê proteção integral aos menores de idade, inclusive contra a exposição inadequada em redes sociais, trabalho precoce ou situações que coloquem em risco seu desenvolvimento físico, psicológico e educacional. Diante disso, o Conselho Tutelar pode aplicar medidas de proteção e acompanhamento familiar, como ocorreu neste caso.

Por Rogério Marques

Postar um comentário

0 Comentários