Conselhos tutelares do DF registram mais de 216 mil denúncias em 2024

Sede do Conselho Tutelar em Santa Maria. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O ano de 2024 marcou um avanço significativo na proteção de crianças e adolescentes no Distrito Federal, com um total de 216.674 denúncias registradas nos 44 Conselhos Tutelares da região. Esse número representa um aumento de 140% em relação a 2023, destacando o impacto das campanhas de conscientização e da ampliação estrutural e estratégica das unidades de atendimento.

Aumento das Denúncias e Violações Registradas

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), as principais marcas registradas foram:

  • Negligência: 20,3% das ocorrências;
  • Violência Psicológica: 3,3%;
  • Violência Física: 2,7%;
  • Abuso Sexual: 1,3%.

O Conselho Tutelar do Paranoá liderou em número de atendimentos, com 4.158 registros, seguido pelas unidades do Recanto das Emas (4.050) e do Riacho Fundo II (4.032) .

Samara Brito Conselheira do Paranoá, destacou o engajamento do colegiado, a ampliação da área rural atendida e a conscientização da comunidade sobre o papel do Conselho.

Fortalecimento dos Conselhos Tutelares

A infraestrutura e o alcance dos Conselhos Tutelares foram ampliados em 2023 e 2024:

  • Inauguração de três novos conselhos, incluindo a segunda unidade de Santa Maria e os primeiros conselhos de Água Quente e Arapoanga.
  • Modernização e mudança de endereço para locais mais estratégicos e acessíveis nas unidades do SIA, Sudoeste e Arniqueira.

Essas melhorias estruturais visam oferecer maior privacidade, conforto e eficácia no atendimento às demandas.

O Papel do Conselho Tutelar

Com autonomia garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , o Conselho Tutelar atua como um órgão essencial na proteção contra a visibilidade de direitos, como maus-tratos, abandono, crueldade e exploração. Apesar do vínculo administrativo com a Sejus-DF, cada conselho mantém independência para executar sua missão.

No DF, cada conselho conta com cinco conselheiros, escolhidos por meio de eleições diretas realizadas a cada quatro anos, e uma equipe administrativa para suporte.

Engajamento Social e Futuro

A modernização das unidades e a conscientização da população indicam um avanço no enfrentamento das violações de direitos. O fortalecimento das políticas públicas, somado ao aumento das denúncias, reflete o compromisso do DF em proteger crianças e adolescentes de forma mais eficaz.

Consulte o endereço e o telefone dos 44 Conselhos Tutelares do DF [AQUI].

Fonte: Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)

Postar um comentário

0 Comentários