Assim como as praças dos Direitos, as unidades do CEU das Artes têm como foco a integração das comunidades | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília |
Ao todo, cinco equipamentos de lazer e desporto serão geridos por entidade da sociedade civil, em parceria com a Sejus; evento de anúncio será neste sábado (16), no CEU das Artes da QNM 28, em Ceilândia
Há novidade na gestão de cinco equipamentos de lazer e desporto da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). A pasta anunciou, nesta sexta-feira (15), a parceria com o Instituto para Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte (Idecace), para a coordenação de três estações Cidadania CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) das Artes e duas praças dos Direitos. O evento de lançamento do modelo de gestão será neste sábado (16), no CEU das Artes da QNM 28, em Ceilândia, às 9h.
Os CEUs das Artes e as praças dos Direitos são programas de integração de políticas distritais e nacionais nas áreas de educação, cultura, esporte, meio ambiente, assistência social, justiça, segurança, paz social, lazer, formação profissional e tecnológica. Há dois CEUs das Artes em Ceilândia e um no Recanto das Emas. Já as praças dos Direitos são duas: a de Ceilândia, entregue em outubro de 2019, e a do Itapoã, inaugurada em outubro de 2020.
Parcerias
De acordo com a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a medida beneficiará diretamente as comunidades atendidas. Serão abertas 450 vagas mensais em cada equipamento para ações relacionadas ao esporte, arte, lazer, temáticas de direitos humanos, inclusão digital e formação profissional. Do total previsto, 60% das vagas serão fixas e 40% rotativas. “Parcerias são sempre muito bem-vindas, pois trazem o reforço necessário para entregas significativas à população”, pontua a gestora.
O programa será desenvolvido em cooperação com a comunidade, envolvendo família, professores, gestores escolares e demais representantes das regiões. As atividades regulares serão direcionadas a pessoas até 18 anos incompletos, enquanto as ações de caráter temporário terão como foco a comunidade de todas as faixas etárias.
Atividades
Haverá ações de esporte e lazer, incluindo eventos e palestras motivacionais com atletas e paratletas; de arte e cultura, com cineteatro que oferece aulas de dança, apresentações artísticas e culturais, oficina de teatro e cinema educativo; incentivo à leitura; conscientização sobre direitos humanos, com seminários e palestras; cursos preparatórios para vestibulares e aulas de reforço e, ainda, capacitações profissionalizantes.
O presidente do Idecace, Wilson Cardoso, afirma que a meta é contribuir para a qualidade de vida dos participantes do programa, promovendo o acesso da comunidade a oportunidades de desenvolvimento integral e inclusão social, com o suporte tecnológico e monitoramento do processo.
Veja, abaixo, o endereço dos equipamentos.
- CEU das Artes Recanto das Emas – Quadra 113, Lote 9, Recanto das Emas
- CEU das Artes QNM 28 – QNM 28, Área Especial, Ceilândia Norte
- CEU das Artes QNR 2 – QRN 2, Área Especial, Ceilândia Norte
- CEU das Artes (Praça dos Direitos em Movimento) QNN 13 – Setor Norte QNN 13, Lote B, Ceilândia Norte
- CEU das Artes (Praça dos Direitos em Movimento) Itapoã – Quadra 203, Itapoã.
Para participar das atividades, basta se inscrever neste formulário.
Veja mais informações sobre o Idecace.
0 Comentários