Crédito: Imagens cedidas ao Correio |
Uma ação conduzida pelo DF Legal, que desocupa uma área no Paranoá, foi interrompida após intervenção do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Objetivo da Operação
A ação tinha como objetivo desocupar uma área pertencente à Terracap, onde está localizada a aldeia indígena Ahain Aam, na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Paranoá Sul.
Intermediação e Adiamento
Após negociações, representantes do ministério conseguiram a interrupção da operação com a orientação da Subsecretaria de Operações (SUOP). O DF Legal comprometeu-se a agendar uma reunião para discutir a questão.
Justificativas Conflitantes
Enquanto o MPI alega falta de ordem judicial para a retirada, o DF Legal argumenta que não é necessário devido à recente ocupação em terreno público.
Impacto da Ação
Parte da desocupação já havia sido realizada, incluindo a derrubada de construções e do portão de entrada da aldeia, gerando insegurança entre os moradores.
Disputa Territorial
A aldeia Ahain Aam enfrentou conflitos territoriais, reivindicando uma área que pertence à Terracap, mas que foi ocupada pelos indígenas desde a década de 1970. Em 1984, foram expulsos do local, retornando anos depois. Em 2023, oficializaram um pedido de reivindicação de território.
Por Rogério Marques
0 Comentários