As obras do Viaduto do Itapoã seguem avançando e atualmente estão nas etapas finais do processo de escavação das trincheiras e da pavimentação das alças de acesso. Com um investimento de R$ 33 milhões, o complexo viário beneficiará cerca de 30 mil motoristas do Itapoã, Paranoá e de outras regiões localizadas na parte norte do Distrito Federal, como Sobradinho e Planaltina.
Os trabalhos já passaram pela fase de fundação do solo e construção dos pilares que dão sustentação ao elevado, com a estrutura de concreto já concluída. A escavação é feita no modo invertido, técnica também utilizada no Túnel Rei Pelé, em Taguatinga.
O viaduto terá dois níveis: o de baixo, com acesso entre Sobradinho e a Barragem do Paranoá, e o de cima, entre a região de condomínios e o Lago Norte. Tanto a parte de baixo quanto a de cima terão três faixas em cada sentido. Além disso, haverá nove alças de acesso para o viaduto. A obra gerou 400 empregos diretos e indiretos.
O novo viaduto vai substituir a rotatória existente no local tem como objetivo solucionar os recorrentes engarrafamentos que ocorrem na região. A previsão é de que a obra venha a beneficiar cerca de 30 mil veículos que passam todos os dias pela área. Atenderá diretamente a população do Itapoã, Paranoá, Sobradinho, Planaltina e redondezas.
Conforme informações do GDF, os momentos em que a via está mais congestionada são em horários de pico, das 6h até às 8h30 e das 17h30 às 19h45.
Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)
De acordo com o DER, a obra do viaduto que fará o percurso Paranoá-Itapoã será entregue neste segundo semestre de 2023, será entregue até dezembro.. A construção foi iniciada no dia 29 de setembro de 2021 e tinha um prazo de 12 meses para ser concluída, porém o governador do Distrito Federal, prorrogou esse prazo por duas vezes. A primeira prorrogação foi anunciada durante a ida de Ibaneis ao Itapoã Parque, em abril de 2022. A segunda foi informada pelo chefe do Executivo durante uma visita dele ao Paranoá, em julho do mesmo ano.
Fonte: Agência Brasilia
0 Comentários