RENOVA DF: 2.000 VAGAS DISPONÍVEIS PARA O 4 º CICLO, ATÉ 20 DE JULHO


Um dos programas de capacitação profissional mais cobiçados do Distrito Federal está com vagas abertas. É o RenovaDF, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet). As inscrições para o 4º ciclo foram abertas nesta sexta-feira (14) com a publicação do edital de chamamento público no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). São 2 mil vagas e mais mil de cadastro reserva para o curso de auxiliar de manutenção na área da construção civil.


Para participar do programa, os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site da Sedet até 20 de julho. São aptos brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros em situação regular no país acima de 18 anos, desempregados e residentes do DF.


“O conceito do RenovaDF é pegar todas essas pessoas que estão precisando e dar uma qualificação profissional para que elas tenham condições de brigar pelo acesso às vagas de emprego”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.


A seleção é feita em duas etapas. Na primeira, os candidatos são classificados e ranqueados de acordo com a vulnerabilidade social. A segunda fase conta com sorteio eletrônico em caso de empate entre os inscritos. Além disso, 10% das vagas são destinadas a pessoas em situação de rua, imigrantes e vítimas de violência doméstica.


O resultado está previsto para 24 de julho. Após a divulgação, os escolhidos deverão comparecer a uma das agências do trabalhador com os documentos comprobatórios originais entre 24 e 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A seleção final será divulgada em 1º de agosto e a previsão do início das atividades do programa é 9 de agosto.


Como funciona o programa


A formação tem duração de 240 horas divididas em três etapas de 80 horas, com 20 horas semanais. O curso é ministrado por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e ocorre nos equipamentos públicos das regiões administrativas.


Ao mesmo tempo que aprendem noções básicas de pintura, carpintaria, jardinagem, elétrica, serralheria e construção civil, os alunos recuperam praças, parques, campos sintéticos e outros espaços do DF que necessitam de reparo.


“Em vez de levar essas pessoas para a sala de aula, levamos para um espaço público, onde elas aprendem aquela profissão na prática”, explica Mendes.


Durante a qualificação, os participantes têm direito a um auxílio no valor de um salário mínimo após a conclusão de cada 80 horas correspondentes, auxílio transporte, seguro contra acidentes e recebimento de certificado.


Até o ano passado, o RenovaDF formou mais de 11 mil pessoas. Neste ano, o programa entregou diplomas de formação a 1,3 mil alunos no 1º ciclo, além de estar capacitando 1,5 mil no 2º ciclo e 2,5 mil no 3º ciclo. O total de equipamentos públicos reformados já atingiu 1,5 mil. Ao longo de 2023, serão seis ciclos do projeto.


Para realizar o cadastro, clique no botão abaixo.

Cadastro

Postar um comentário

0 Comentários