Hoje vou compartilhar uma experiência que foi uma surpresa bem
interessante. Sempre tivemos (e continuaremos tendo), necessidade de
captação. Principalmente por sermos um negócio novo e com uma função
(bike courier) nova, não é sempre que se consegue encontrar as pernas
que precisamos.
No passado, o principal meio que utilizávamos para recrutar nossos
ciclistas era um jornalzinho de empregos popular. Sabe como chegamos até
ele? Um de nossos primeiros ciclistas (que já era ciclista em uma
farmácia), comentou que conseguiu o emprego via esse jornal. Então, lá
atrás, há 4 anos, criou-se o conceito (sem pesquisas mais profundas),
que esse era o melhor caminho para atrairmos mais e novos ciclistas.
Uma outra forma de recrutamento
sempre foi e será o boca a boca. Por sinal, esse meio sempre nos rendeu
os melhores ciclistas. Pessoas atraem pessoas, principalmente nesse
nosso negócio. Ciclistas bons e sem custo de recrutamento, perfeito! Mas
se uma empresa pretende crescer e tem um plano agressivo, não dá para
contar com a captação orgânica via o boca a boca.
No fim do ano passado, quando começamos a testar investimentos no Facebook,
com fim de melhorar o conhecimento da marca e, eventualmente, atrair
clientes, percebemos que um sub-produto desse investimento foi a geração
de contatos interessados em pedalar conosco. Foi nítido que, sem
querer, estávamos gerando interesse das pessoas em trabalhar na Carbono
Zero. Facilmente entenderíamos o por que: a capacidade de segmentação do
Facebook (e outras mídias sociais), potencializa o “falar com a pessoa
certa”. Para saber mais do potencial das mídias sociais, veja esse post (http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/essa-tal-de-midia-social/
Pois bem, se sem querer conseguimos um resultado positivo e
inesperado, imagine se fizéssemos de propósito? E fizemos! Meados de dezembro
e janeiro, investimos o mesmo recurso que investiríamos no jornalzinho
popular no Facebook, em anúncios pagos de recrutamento. O resultado não
foi só melhor, em termos de contato e até perfil, como também contribuiu
para o crescimento dos fâs da nossa página. Uma ação que visava somente
um objetivo, acabou trazendo dois, pelo mesmo valor fizemos muito mais!
Pense no seu negócio, na sua necessidade é possível fazer algo similar.
Fonte: /blogs.pme.estadao.com.br
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