Hoje vou compartilhar uma experiência que foi uma surpresa bem
interessante. Sempre tivemos (e continuaremos tendo), necessidade de
captação. Principalmente por sermos um negócio novo e com uma função
(bike courier) nova, não é sempre que se consegue encontrar as pernas
que precisamos.
Uma outra forma de recrutamento
sempre foi e será o boca a boca. Por sinal, esse meio sempre nos rendeu
os melhores ciclistas. Pessoas atraem pessoas, principalmente nesse
nosso negócio. Ciclistas bons e sem custo de recrutamento, perfeito! Mas
se uma empresa pretende crescer e tem um plano agressivo, não dá para
contar com a captação orgânica via o boca a boca.
No fim do ano passado, quando começamos a testar investimentos no Facebook,
com fim de melhorar o conhecimento da marca e, eventualmente, atrair
clientes, percebemos que um sub-produto desse investimento foi a geração
de contatos interessados em pedalar conosco. Foi nítido que, sem
querer, estávamos gerando interesse das pessoas em trabalhar na Carbono
Zero. Facilmente entenderíamos o por que: a capacidade de segmentação do
Facebook (e outras mídias sociais), potencializa o “falar com a pessoa
certa”. Para saber mais do potencial das mídias sociais, veja esse post (http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/essa-tal-de-midia-social/
Pois bem, se sem querer conseguimos um resultado positivo e
inesperado, imagine se fizéssemos de propósito? E fizemos! Meados de dezembro
e janeiro, investimos o mesmo recurso que investiríamos no jornalzinho
popular no Facebook, em anúncios pagos de recrutamento. O resultado não
foi só melhor, em termos de contato e até perfil, como também contribuiu
para o crescimento dos fâs da nossa página. Uma ação que visava somente
um objetivo, acabou trazendo dois, pelo mesmo valor fizemos muito mais!
Pense no seu negócio, na sua necessidade é possível fazer algo similar.
Fonte: /blogs.pme.estadao.com.br
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