Não medirei esforços junto ao GDF e á Câmara Legislativa para que o Profissão Futuro seja ampliado para atender o maior número de pessoas possível”, afirmou Cristiano, idealizador do programa. Foto: Denio Simões. |
O governador Agnelo Queiroz garantiu nesta quarta-feira (12) que o GDF vai ampliar os recursos para investimentos em programas de qualificação profissional voltados para a área de Tecnologia da Informação (TI). A afirmação foi feito no Centro de Convenções de Brasília Ulysses Guimarães, durante evento de lançamento do programa “Profissão Futuro”, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que atenderá 1020 alunos em cursos gratuitos presenciais da área de informática ministrados pelo Senai-DF.
“Brasília é carente de profissionais especializados na área da tecnologia e informação. Vamos capacitar e qualificar esses jovens que são o nosso futuro. Existem cerca de oito mil cargos vagos no DF esperando esses profissionais”, declarou Agnelo a cerca de 3 mil candidatos que participaram da última fase de seleção para os cursos.
O governador elogiou os esforços da Secti para viabilizar o programa de qualificação em TI e lembrou que o Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD) abrigará 1,2 mil empresas com potencial de geração de mais de 25 mil novos postos de trabalho e parabenizou o deputado Cristiano Araújo (PTB) pela iniciativa do projeto. “Precisamos ter recursos humanos formados para ocuparem esses postos de trabalho. Brasília ainda é e continuará sendo a Capital da Esperança”.
Participaram também da cerimônia a primeira dama Ilza Queiroz; o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Patrício (PT); o secretário interino da SECTI Gustavo Brum, o presidente da Federação das Indústrias de Brasília, Antônio Rocha, o presidente do Sindicato da Indústria da Informação e Comunicação do DF (Sinfor), Jeovani Ferreira Salomão; e o presidente da FAP, Renato Caiado Rezende.
QUALIFICAÇÃO - O programa de qualificação avançada em Tecnologia da Informação, o Profissão Futuro é uma ação da Secti em parceria com a Fundação à Pesquisa (FAP/DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai/DF). O objetivo é qualificar profissionais em cursos gratuitos nas modalidades de Administrador de Rede Linux; Administrador de Rede-Windows; Desenvolvimento em-Net; C# e Java, com 92 horas de duração.
O projeto, que nesta primeira fase formará cerca de mil novos profissionais, recebeu a inscrição de 10,5 mil candidatos, todos cadastrados pela internet. “Isso é uma demonstração da grande demanda que temos por qualificação profissional em TI. Não medirei esforços junto ao GDF e á Câmara Legislativa para que o Profissão Futuro seja ampliado para atender o maior número de pessoas possível”, afirmou Cristiano, idealizador do programa.
Fonte: GDF
0 Comentários