Manifestação de enfermeiros causa engarrafamento no Eixo Monumental

 (Edílson Rodrigues/CB/D.A Press)
(Foto: Edilson Rodrigues/CB/ D. A Press)
Os enfermeiros que atuam na rede pública de saúde do Distrito Federal paralisaram os serviços nesta quarta-feira (9/11). Desde as 10h, a categoria faz uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti. Quatro faixas do Eixo Monumental chegaram a ser bloqueadas pelo grupo (via N1, Sentido Rodoviária - Buriti), mas a Polícia Militar liberou uma das vias. A estimativa da PM é que a lentidão alcance 5 Km.

A categoria exige uma gratificação junto ao salário de 2009, segundo o Sindicato dos Enfermeiros do DF (SEDF), prometida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a ser paga em três parcelas, em 2009, 2010 e 2011. "O governo cumpriu e acertou as duas primeiras. No entanto, a deste ano não foi entregue", disse a presidente do SEDF, Fátima Lemes.

Com carro de som, cerca de 100 enfermeiros participam do protesto. Motoristas que passam pelo local ganham bananas dos manifestantes. A categoria informou que, com a paralisação dos serviços nesta quarta-feira, somente 30% dos atendimentos estão normalizados, como os de emergência nos hospitais. Atualmente, cerca de três mil enfermeiros participam da mobilização da categoria.

Segundo Fátima Lemes, representantes do sindicato se reuniriam no início desta tarde com o secretário de Administração Pública do Distrito Federal, Wilmar Lacerda, para tentar um acordo.

Fonte: CorreioWeb

Postar um comentário

0 Comentários