Secretaria de Ciência e Tecnologia dá mais um passo para a implantação do Parque Tecnológico Capital Digital

O Secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Cristiano Araújo, se reuniu com a diretora de Edificações da Novacap, Maruska Lima de Sousa e falou sobre o interesse de viabilizar a construção da sede da FAPDF e do IBTI dentro do Parque Tecnológico Capital Digital (PTCP) o quanto antes.
O Secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Cristiano Araújo, se reuniu nesta segunda-feira (24/10) com a diretora de Edificações da Novacap, Maruska Lima de Sousa, e com o presidente do Instituto Brasília de Tecnologia da Informação (IBTI), Claynor Mazzarolo. Na ocasião, o secretário falou sobre o interesse de viabilizar a construção da sede da FAPDF e do IBTI dentro do Parque Tecnológico Capital Digital (PTCP) o quanto antes. “O tema da reunião é de grande interesse para a secretaria e o resultado da conversa foi muito positivo, há um sentimento de integração e colaboração plena por parte dos órgãos envolvidos no processo”, afirmou.

Durante a reunião a Novacap prometeu concluir a elaboração dos projetos executivos em 30 dias. O próximo passo da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT) para dar continuidade à construção das novas sedes é se reunir com o Secretário de Obras do DF, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Segundo o secretário, o PTCP é o ambiente ideal para receber as sedes da FAPDF e do IBTI, pois seu projeto é voltado para alocar empresas de tecnologia, inovação e de apoio à pesquisa. A área destinada ao PTPC vai sediar grandes empresas, escolas técnicas de nível médio e superior, laboratórios e o Complexo Datacenter BB-Caixa, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF). O datacenter já está em construção, tendo recebido um investimento de R$ 4 bilhões.  “Viabilizar a construção dessas sedes vai ser mais um avanço para a Cidade Digital sair do papel e virar realidade”, destacou.

O IBTI tem como objetivo a realização de projetos de pesquisa no domínio de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), propiciando um ambiente de desenvolvimento científico, com vistas ao uso de novas técnicas e processos produtivos na área, capacitação de profissionais para atuarem na demanda dos projetos, a atração de profissionais especializados para compor uma força de trabalho altamente qualificada, estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais e, ainda, disponibilização de laboratório com infraestrutura de grande complexidade para uso compartilhado em pesquisa e projetos de TIC. Já a FAPDF trabalha junto com a SECT no desafio de transformar o DF em centro produtor e irradiador de conhecimentos científicos e tecnológicos com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e digital. A SECT é responsável pela elaboração e gestão das políticas governamentais para o setor, e a FAPDF, pela execução dessas políticas, por meio do incentivo à pesquisa científica e tecnológica.

Fonte: ASCOM SECT

Postar um comentário

0 Comentários