![]() |
| No hospital do Gama serão realizadas várias atividades. Foto: ROBERVAL EDUÃO. |
Amanhã comemora-se o Dia Nacional da Saúde e a única cidade do Distrito Federal a celebrar a data com ações de saúde para a população será o Gama. As atividades serão para sensibilizar pacientes, visitantes e profissionais de saúde sobre os riscos da automedicação. Esse é um problema apontado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados apontam que 10% das internações hospitalares são provocadas por reações adversas a medicamentos, o que significa que uma parcela significativa das pessoas utiliza remédios de forma incorreta.
Em relação às atividades no DF, a Secretaria de Saúde divulgou que profissionais farmacêuticos do Hospital Regional do Gama realizam amanha (5) a II Semana de Orientação Farmacêutica, das 14h às 17h, no hall de entrada da portaria central do HRG, onde os profissionais vão orientar sobre os riscos da automedicação, além de informar como prevenir intoxicações medicamentosas em idosos e crianças. Durante a semana, farmacêuticos informarão sobre as diferenças entre medicamentos genéricos, similares e de referência, riscos da superdosagem e da dependência química. Também divulgarão a importância do profissional farmacêutico nos serviços de saúde.
O médico Homeopata Ícaro Alves Alcântara também explica que as pessoas não têm consciência da importância da prevenção. “Falta educação na área da saúde. As pessoas devem se consultar anualmente. Ir ao médico com frequência é bom para detectar doenças”. Ele recomenda que as pessoas reservem tempo para suprir o corpo e a mente em suas necessidades básicas. “Ao envés de construir uma vida melhor, muitos pacientes pedem uma solução imediata. jáveis”, diz Alves.
Fonte: Jornal Alô



0 Comentários