Parceria entre Brasil e Venezuela aumentou o fluxo comercial

A presidenta Dilma Rousseff e o presidente Hugo Chávez durante declaração à imprensa no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stukert Filho/PR
A parceria entre Brasil e Venezuela foi destacada pela presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (6/6), durante declaração à imprensa, no Palácio do Planalto. Na companhia do presidente venezuelano Hugo Chávez, a presidenta brasileira classificou como importante o diálogo entre os dois países. Dilma Rousseff iniciou o pronunciamento dando “muchas gracias” pelo fato de Chávez ter aceito o convite para visitar o Brasil.

“Sua presença comprova a elevada estima e parceria estratégica que liga o Brasil e a Venezuela. Nosso diálogo sobre os pontos principais da agenda e todas as atividades e as cooperações que já realizamos juntos mostram como é produtivo e amplo os nossos interesses comuns. E mostra também o tamanho do esforço que temos que fazer para explorará-los.”

A presidenta Dilma lembrou que os desafios ocorrem em todas as áreas, mas sobretudo no plano social. “Nós queremos promover a melhoria das condições de vida de nossos países”, contou. A presidenta diz ter certeza de que a Venezuela, com sua política interna, e o Brasil, por tudo que desenvolveu até então e a partir de agora por meio do plano Brasil sem Miséria, podem incrementar o intercâmbio regional.

No discurso, a presidenta lembrou também o crescimento do comércio entre os dois países. Ela fez questão de assegurar a importância das importações brasileiras do mercado venezuelano. Isso permitiu um crescimento, em 2010, de 43%. A presidenta destacou que a relação comercial só tem importância quando “ambos ganham”, ou seja, o comércio somente tem força quando os países se beneficiam.

Dilma Rousseff lembrou também as parcerias entre a Petrobras e a PDVESA e que os acordos entre as duas companhias resultarão numa ampla integração. Segundo disse, a dimensão e a abrangência dos investimentos das empresas dos dois países reforçam a confiança nestes mercados. A presidenta lembrou que durante séculos o Brasil esteve voltado para outros mercados e que atualmente começa a mudar o rumo. Ela disse que tratou deste assunto no encontro com o presidente Chávez.

Em seguida, a presidenta explicou sobre a importância que Brasil e Venezuela tratam o desenvolvimento nas regiões de fronteira nas áreas de energia elétrica, financeira e de tecnologia de informação. Ela frisou também que o Brasil aguarda com “grande expectativa” o processo de inclusão da Venezuela ao Mercosul.

Destacou também a atuação do presidente Hugo Chávez na volta do ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, ao país. Lembrou também da reunião de criação da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), que acontecerá em 5 de julho, em Caracas.

Enquanto isso, Hugo Chávez destacou a importância do Brasil no contexto da América do Sul. Chávez explicou que a primeira vez que se encontrou com a presidenta Dilma “me roubou o coração”. Chávez contou que isso ocorreu em Caracas, quando a presidenta era ministra de Minas e Energia do governo do presidente Lula.

Após a declaração à imprensa, Dilma Rousseff e Hugo Chávez se deslocaram para o Palácio Itamaraty onde os convidados foram recebidos em almoço.

Fonte: Blog do Planalto

Postar um comentário

0 Comentários