Não duvide: Brasília tem carnaval de rua

José Ribamar Rodrigues, abraçado à mulher, levou a família para a folia (Adauto Cruz/CB/D.A Press)
José Ribamar Rodrigues, abraçado à mulher, levou a família para a folia
O carnaval de rua da capital federal está oficialmente aberto. Pelo 11º ano consecutivo, oito blocos se reuniram na comercial da 302 Norte, na tarde de ontem, e transformaram o local em um grande salão carnavalesco, inaugurando a festa de rua no Plano Piloto. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes, apesar da chuva. Entre as atrações, representantes históricos do carnaval brasiliense, como o Galinho de Brasília e o Menino de Ceilândia, foram embalados pelo som do alto e contagiante frevo. A irreverência ficou por conta do Pacotão, enquanto as crianças se divertiam com a Baratinha.

A festa foi apenas uma prévia do que os foliões poderão acompanhar nos blocos de rua. Para tanto, o trânsito na quadra foi fechado entre 15h e 1h. %u201CNão podemos mostrar tudo, temos que guardar alguns segredos na manga%u201D, brinca Franklin Torres, diretor-executivo do Galinho. Ontem, foi apenas o aquecimento para o sábado e a segunda-feira de carnaval, quando o bloco sai para as ruas como representante tradicional da festa. %u201CEsperamos aproximadamente 30 mil pessoas no sábado, desses cerca de 25 mil devem estar fantasiados. Será o maior baile de fantasia a céu aberto no Brasil%u201D, promete Franklin. O bloco vai se concentrar no Setor de Autarquias Sul antes de passar por várias vias da Asa Sul.

Carnaval diversificado

Para presidente da Liga dos Blocos de Tradicionais de Brasília, Jean de Sousa Costa, quem optar por passar o carnaval na capital poderá contar com muita diversificação e alegria nos
blocos de rua. %u201CO carnaval brasiliense tem evoluído cerca de 20% de um ano para outro. O carnaval de Brasília já tem suas particularidades, como no Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Aqui nós temos todas as manifestações culturais%u201D, destacou.

O maranhense José Ribamar Rodrigues, 58 anos, resolveu inovar e trocou o carnaval do Rio de Janeiro, para onde costuma ir com muita frequência, por Brasília. %u201CFoi uma opção para reunir toda a família%u201D, afirmou o empresário que compareceu à festa acompanhado da mulher, filha, genro e dois netos.

Ainda na tarde de ontem foram eleitas as três musas que representarão a beleza feminina nas vias do Plano Piloto. Elas foram escolhidas após se inscreverem pela internet e vencerem as eliminatórias. %u201CPara ser musa tem que ter samba no pé, rebolado na cintura e ser uma mulher sensual, atraente e carnavalesca%u201D, concluiu Jean de Sousa Costa, presidente da Liga dos Blocos de Tradicionais de Brasília. Até o fechamento desta edição o nome das ganhadoras ainda não havia sido revelado.

Confira os dias e horários dos blocos tradicionais de Brasília no carnaval


Pacotão6 e 8 de março, das 11h às 24h
Local: CLN 302/303, W3 Norte/Sul (na contramão)

Baratona6 e 8 de março, das 17h às 24h
Local: Eixão Sul, concentração em frente à 109/110 Sul rumo ao Gran Folia

Raparigueiros6 e 8 de março, das 17h às 24h
Local: Eixão Sul, concentração em frente à 109/110 Sul rumo ao Gran Folia

Baratinha6 e 8 de março, das 15h às 22h
Local: Parque da Cidade, no estacionamento ao lado do Nicolândia

Galinho de Brasília5 e 7 de março, das 16h às 24h
Local: SBS/SAUS, L1 Sul, Setor de Autarquias Sul (ao lado da Caixa Econômica), passagem pela Quadra 203 Sul rumo ao Gran Folia

Mamãe Taguá5 e 7 de março, das 17h às 24h
Local: Taguatinga CNB 14 rumo à Praça do DI

Menino de Ceilândia6 e 8 de março, das 14h às 24h
Local: EQNM 1/3, Via NM1, Rua da Administração Regional, Ceilândia Sul

Asé Dudu5 e 7 de março, das 16h às 24h
Local: Praça do DI, em Taguatinga

Fonte: Correio Braziliense

Postar um comentário

0 Comentários