SEJUS: Programa Cidadania nas Escolas homenagea estudantes do Itapoã

Um total de 395 estudantes de seis escolas públicas em Itapoã tiveram um sábado (25) inesquecível. Esses alunos foram homenageados por sua participação no Programa Cidadania nas Escolas, um esforço do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Este programa direciona suas atividades para discussões sobre questões diárias no ambiente escolar.

Os estudantes receberam certificados de conclusão na Praça dos Direitos e no CEU das Artes, em um evento comemorativo repleto de atividades lúdicas como uma peça teatral, cama elástica e distribuição de guloseimas.

O programa passou por Escolas Classe 01, 02, 203 e 502, pelo Centro Educacional 1 e pelo Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns. Nestes espaços, os estudantes participaram de palestras e experiências que abordavam temas tais como violência doméstica, gravidez na adolescência, bullying, violência e exploração sexual, e prevenção ao uso de drogas.

"A ideia do Cidadania nas Escolas é fornecer suporte aos pais na educação de seus filhos. Discutimos vários tópicos no ambiente escolar para que os alunos possam compartilhar o aprendizado com seus pais. Desta forma, o GDF demonstra seu compromisso em estar ao lado dos pais na tarefa de educar e proteger seus filhos", disse Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania.

Paralelamente ao programa, foram realizados esforços para aumentar a utilização de instalações públicas da Sejus, destacando a importância desses espaços e incentivando a comunidade a utilizá-los. Ainda foi mencionado que métodos variados foram usados para apresentar os assuntos de acordo com as faixas etárias dos estudantes.

Uma das estudantes que concluiu o programa, Maria Luiza dos Santos de Araújo, de 9 anos, mencionou seus aprendizados sobre bullying e violência física e sexual. "Eu sei que a violência deixa a pessoa se sentir sozinha e triste. Agora, se eu ver algo assim, saberei identificar e falar que isso não é correto", disse a jovem.

Além disso, a iniciativa também se estendeu ao Recanto das Emas, onde 466 alunos de várias escolas receberam certificados em uma cerimônia no CEU das Artes. Desde sua criação em 2023, o programa Cidadania nas Escolas já visitou cinco regiões, incluindo Samambaia, Santa Maria, Itapoã, Recanto das Emas e Ceilândia.

Por Rogério Marques 

Postar um comentário

0 Comentários