Inscrições Abertas para o Próximo Casamento Comunitário até 20 de Março

A 8ª edição ocorreu no Pontão do Lago Sul | Foto: Jhonatan Vieira, Ascom/Sejus

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF) deu início às inscrições para o Casamento Comunitário, programa que promove a união de casais de forma gratuita. As inscrições estão abertas desde quinta-feira (7) e se estenderão até o dia 20 de março. Esta é a nona edição do evento, marcando o início das celebrações de 2024.

Requisitos e Documentação

Os interessados devem comprovar residência no DF e apresentar a documentação exigida no Edital nº 1, disponível no Diário Oficial (DODF) desta terça-feira (5). Além disso, é necessário ter uma renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, comprovada por meio de declaração conforme especificado no edital.

Locais de Inscrição

As inscrições devem ser feitas presencialmente, das 9h às 16h30, em dias úteis, em um dos seguintes locais:

  • Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte)
  • Na Hora – Unidade Rodoviária (Rodoviária do Plano Piloto, plataforma inferior)
  • Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II)
  • Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9)
  • Seleção e Preparação

A Sejus analisará as documentações nos dias 21 e 22 de março e, posteriormente, os candidatos serão encaminhados aos cartórios de registro civil. Até 50 casais serão selecionados por ordem cronológica de inscrição, com os resultados previstos para serem divulgados até o dia 25 de março nos canais oficiais da Pasta.

Cerimônia e Preparativos

Os casais selecionados participarão de um encontro preparatório no dia 25 de abril, que incluirá um ensaio geral da cerimônia e esclarecimentos sobre o evento. A cerimônia do Casamento Comunitário está prevista para o dia 28 de abril, em local a ser anunciado.

Informações Adicionais

Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail subdhir@sejus.df.gov.br ou pelos telefones (61) 2244-1347/1349. O site da Sejus fornecerá atualizações sobre o processo, caso haja alguma alteração, atualização ou acréscimo.

Sobre o Programa

O Casamento Comunitário, criado pela Sejus em 2020, oferece a oportunidade para moradores do DF se casarem gratuitamente, promovendo o direito à convivência familiar e consolidando a família como núcleo social básico. A Sejus cobre todos os custos relacionados à solenidade, incluindo taxas de cartório e despesas com vestimenta e buquês para os noivos. O programa já beneficiou mais de 300 casais em oito edições anteriores, sendo a última realizada em dezembro de 2023, onde 51 casais se uniram à beira do Lago Paranoá.

Por Rogério Marques

Postar um comentário

0 Comentários