Ampliação da oferta de salas de vacinação contra dengue no DF

Governo do Distrito Federal disponibiliza locais para vacinação contra a dengue será expandida significativamente, passando de 15 para 63 salas. Dessas, 15 estarão operando das 8h às 17h, enquanto as restantes 48 funcionarão das 14h às 17h.

O técnico em refrigeração, Rubson Moraes, foi um dos primeiros a comparecer à Unidade Básica de Saúde 2 do Guará nesta terça-feira (13) para imunizar seu filho Samuel, de 11 anos, enquanto sua filha permanece internada com dengue no Hospital do Guará. Moraes enfatiza a importância da vacinação para proteger as crianças nessa faixa etária contra a doença.

Pedro Candeia, também de 11 anos, compartilha a ansiedade antes de ser vacinado, mas expressa alívio após receber a dose, destacando a segurança que sente agora. Morador de Taguatinga, ele e seus pais se deslocaram até a UBS 2 para receber a vacina.

A gerente da UBS 2, Juliane Malta, relata que a procura pela vacina tem sido significativa, e ressalta a importância de trazer os jovens e adolescentes para serem imunizados.

Além da vacinação contra a dengue, as famílias têm a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação das crianças durante a campanha de multivacinação.

Os jovens devem comparecer acompanhados pelos pais ou responsáveis, portando documentos de identificação e a caderneta de vacinação. Pessoas diagnosticadas com dengue devem aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal, que consiste em duas doses, com a segunda sendo aplicada três meses após a primeira.

O Brasil é o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue pelo sistema público de saúde. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano anterior, e o Ministério da Saúde planeja distribuir seis milhões de doses por todo o país.

Confira os endereços dos pontos de vacinação disponíveis nesta quarta-feira para mais informações.

Por Rogério Marques

Postar um comentário

0 Comentários