Você quer que o Pinterest ajude a aumentar o tráfego para o seu site ou pode ajudar seu negócio?

O que é o Pinterest?

Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, recompartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções ou quadros (boards), além de poder comentar e realizar outras ações disponibilizadas pelo site. Para que os usuários possam interagir de uma forma mais ampla com outras comunidades, o site é afiliado com o Twitter e Facebook. Com fácil layout e rápido crescimento, tornou-se um novo meio de compartilhamento de imagens na internet. Foi eleito um dos melhores websites de 2011 pela revista Time[2].

Quem usa o Pinterest?

O Pinterest tem hoje mais de 11 milhões de usuários. Sendo que 80% deles são mulheres entre 25 e 55 anos. Então se o seu público se enquadra nesse perfil, o Pinterest pode ser uma boa fonte de clientes para o seu site, blog.

Quão Popular é o Pinterest Pelo Mundo!

Como ele pode ajudar no marketing da sua empresa?

A rede é uma excelente alternativa para buscar referências de sites e blogs. No que se refere à gerar tráfego, o Pinterest tem gerado resultados melhores que o Linkedin, Google+ e Youtube juntos. E a única social mídia que gera mais tráfego é o Facebook.

The Rise of Pinterest

Mas qual é o segredo do Pinterest?

O segredo está na exposição de imagens e vídeos em quadros (boards) que encaminham o usuário para a página de referência.

O segredo do Pinterest
  

Como você consegue interagir no Pinterest?

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Como funcionam os Pinboards?

Os Pinbords são grupos de imagens e vídeos, quanto mais específico e criativo você for ao criar seu Pinterest maior a chance do seu público encontrar o que precisa na sua página. 

Como conseguir seguidores engajados?

Para conseguir um grupo de seguidores no Pintererst você precisará dedicar mais tempo que para as demais redes, principalmente na seleção de conteúdo. E nesse caso você deve buscar mais qualidade do que quantidade de seguidores, pois quanto mais engajamento melhor.

Além disso, quanto melhor seu conteúdo, mais rápido você conseguirá ter um público engajado. Para o Pinterest a curadoria de conteúdo é muito importante.

Outra dica importante: O Pinterest mostra quantas vezes sua imagem foi compartilhada (Repin), mas ele não mostra quais  imagens estão levando usuários até o seu site. Para descobrir isso, você pode usar o Google Analytcis. 

Como selecionar boas imagens?

Para o Pinterest você deve usar imagens de até 554 pixels. Imagens muito longas como é o caso de infográficos, tendem a não funcionar bem, pois os usuários visualizam a imagem até o fim mas não retornam ao topo dela para Repin (compartilhar). Você pode usar uma versão menor do infográfico para divulgar no Pinterest e colocar o link nessa imagem que leve o usuário direto para a página do infográfico completo.  Além de caprichar na escolha as imagens você deve estar atento a descrição do conteúdo relacionado a ela.

Como habilitar seu site ou blog para o Pinterest?

Para obter resultados efetivos é importante ter em cada página do seu site ou blog o botão Pin It, isso facilitará o compartilhamento de conteúdo.

Você deve ter certeza que o conteúdo do seu site pode ser compartilhado no Pinterest, por exemplo, banner em flash não podem ser compartilhados. Por isso, sempre que postar algo no seu blog ou colocar alguma nova imagem de produto no seu site teste com a sua conta pessoal se é possível compartilhar. 

Como descobrir se as pessoas já estão publicando no Pinterest através do seu site ou blog?

Escreva no campo URL no seu navegador: pinterest.com/source/seuwebsite ou blog, no nosso caso colocamos: http://pinterest.com/source/blog.lojadeconsultoria.com.br/. Nessa busca você consegue visualizar todo conteúdo que foi publicado no pinterest através do seu site ou blog, indicando quem divulgou e se fez algum comentário sobre ele.

Pineterst LUZ Consultoria

Se você está começando no Pinterest como nós aqui na LUZ, você pode se surpreender e conseguir boas ideias de conteúdos para atrair mais seguidores.

Todas as dicas acima foram tiradas da entrevista dada pela Beth Hayden, autora do livro  Pinfluence: The Complete Guide to Marketing Your Business on Pinterest.

Blog Luz Geração Empreendedora

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