População poderá cobrar ações do GDF

Projeto de Liliane Roriz beneficia moradores

Proposta obriga autoridades do GDF a informar todas as áreas consideradas em sinal de alerta pela defesa civil. Foto: ROBERVAL EDUÃO.
Moradores de áreas de risco no Distrito Federal poderão ser beneficiados por novas regras de prevenção. Projeto de lei de deputada da oposição pode obrigar o governo do DF a divulgar locais em perigo iminente.  A proposição foi aprovada no último dia 14. Defesa Civil está preparando ações.

Com a chegada do período de chuvas, ressurge a preocupação com os moradores em áreas de risco do Distrito Federal. Locais como Sobradinho II e Vila Rabelo são apontados como problemáticos pela Defesa Civil do DF. Diante dos problemas de enxurradas e deslizamentos que ocorrem ano após ano, a deputada Liliane Roriz (PRTB) elaborou um projeto de lei que obriga que as autoridades do GDF revelem todas as áreas consideradas em sinal de alerta pela Defesa Civil.

“Todos os anos várias comunidades sofrem, seja pelas queimadas ou pelas enxurradas, e muitas vezes perdem tudo, até mesmo vidas. A proposta obriga o governo a ter mais responsabilidade sobre as famílias nessas condições”, explica a parlamentar. Segundo ela, com a divulgação do demonstrativo oficial das áreas de risco, a sociedade poderá cobrar do governo ações imediatas para evitar os desastres.

A Defesa Civil do DF informou que o um levantamento das áreas de risco sairá na próxima semana. O órgão adiantou que existem 26 locais com problemas, em 11 cidades, sendo a Vila Rabelo o mais preocupante. Os agentes da Defesa Civil realizaram diversos voos sobre o DF e um plano de trabalho está sendo desenvolvido junto às administrações regionais. A expectativa é que a campanha para as chuvas deste ano comece a ser veiculada ainda no mês de setembro.

As áreas foram classificadas como de “risco muito alto”, “risco alto” e “risco médio”. De acordo com o órgão, os maiores problemas no DF são erosões próximas às casas. Alagamentos e riscos de contaminação também estão entre os pontos mais preocupantes.
Aprovada em dois turnos pela Câmara Legislativa, a proposição segue agora para a sanção do governador Agnelo Queiroz (PT).

GDF
A reportagem procurou o governo do Distrito Federal para saber quais são as ações planejadas no âmbito das secretarias para a prevenção de deslizamentos na temporada de chuvas. Até o fechamento desta edição não houve resposta.

Fonte: Jornal Alô

Postar um comentário

4 Comentários